João Pessoa, 02 de setembro de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Centenário de Saramago será homengerado do sétimo encontro do Clube de Leitura CCBB 2022

Comentários: 0
publicado em 02/09/2022 às 07h41

Kubitschek Pinheiro MaisPB com Belmira Comunicação

O centenário  do escritor português José Saramago (1922-2010)  será celebrado no sétimo encontro do Clube de Leitura CCBB 2022. O evento reberá o poeta, professor de Literatura Portuguesa da UERJ e pesquisador do CNPq Sérgio Nazar David para conversar com a curadora Suzana Vargas sobre “Ensaio sobre a Cegueira”, romance escolhido entre três títulos pelo público, através do Twitter do CCBB RJ. Tereza Cristina Cerdeira (professora de Literatura Portuguesa da UFRJ e autora, entre outros livros, de “José Saramago entre a história e a ficção: uma saga de portugueses”) fará uma participação virtual no encontro, marcado para o dia 14 de setembro, às 16h, no salão de leitura da Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. O patrocínio é do Banco do Brasil.

“Celebrar o centenário de Saramago não é apenas prestar uma homenagem, mas é mostrar às novas gerações um mestre da Língua Portuguesa, um misto de pensador e poeta, embora ele tenha dedicado a maior parte da sua obra à narrativa. Será uma alegria poder conhecê-lo (ou reconhecê-lo) através do ponto de vista deste grande leitor e pesquisador, o escritor e professor Sérgio Nazar David. Ele é uma espécie de embaixador da literatura portuguesa no Brasil que vem se dedicando, há muito tempo, a divulgar autores clássicos e modernos da literatura portuguesa. Trata-se, sobretudo, de um leitor apaixonado – e é com esse sentimento que vamos mergulhar no Ensaio que abriu os olhos do mundo”, defende a curadora Suzana Vargas.

O livro “Ensaio sobre a Cegueira” foi lançado em 1995 e rapidamente se transformou em um de seus maiores sucessos. A história fala sobre a epidemia de uma cegueira branca, inédita, que abalou as estruturas sociais. Os infectados tiveram os olhos tampados por um mar de leite. Em 2008, uma adaptação da trama chegou aos cinemas sob direção do brasileiro Fernando Meirelles. Na época, Saramago elogiou bastante o longa-metragem, estrelado por Julianne Moore e Mark Ruffalo.

O vídeo desta leitura coletiva com Sérgio Nazar David sobre José Saramago estará disponível no canal do BB no YouTube (www.youtube.com/c/bancodobrasil) a partir de 21 de setembro.

Também em comemoração ao centenário de Saramago, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro recebe o espetáculo “CAIM”, com temporada de 1º de setembro a 1º de outubro de 2022, de quarta a domingo, às 19h30, baseado no último romance do escritor. Com texto adaptado por Teresa Frota, o monólogo é interpretado pelo ator Henri Pagnoncelli e dirigido por Jacyan Castilho. Mais informações e ingressos no site do CCBB (bb.com.br/cultura).

Assista aos vídeos de alguns encontros anteriores:

Júlio Verne: www.youtube.com/watch?v=FRQlw0JYLbs

Fabrício Carpinejar: www.youtube.com/watch?v=dnVD1b0s1eg

O Clube de Leitura CCBB 2022 é composto por três segmentos: ‘Escritores ao Vivo’, com autores que participarão dos encontros para prosear sobre a própria obra; ‘Modernos & Contemporâneos’, no qual serão lidos textos e autores sob essa classificação, como é o caso do livro de Saramago escolhido para o encontro de setembro; e ‘Obras Primas da Literatura Universal’, que tratará de autores importantes dos séculos XX e XXI.

Ao todo serão dez encontros presenciais, um por mês, até dezembro, com 1h30 de duração. Sempre oferecendo uma boa oportunidade para quem gosta de ler e conversar sobre as tramas, os personagens e saber até mesmo curiosidades sobre os escritores. O microfone será aberto para a plateia nos 30 minutos finais dos encontros. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura), a partir das 9h do dia do encontro.

Godofredo de Oliveira Neto fala sobre Alexandre Dumas em outubro
Em outubro, o Clube de Leitura CCBB 2022 receberá o escritor, professor universitário e imortal da ABL Godofredo de Oliveira Neto para falar sobre um dos clássicos de Alexandre Dumas, dentro da série Obras Primas da Literatura Universal. Serão colocados em votação os livros: “Os Três Mosqueteiros” (1844), “O Conde de Monte Cristo” (1846) e  “O Homem da Máscara de Ferro” (1850). Para escolher o livro preferido dessa lista tríplice, basta acessar https://twitter.com/ccbb_rj nos dias 15 e 16 de setembro e votar.

CCBB quer incentivar a leitura

Sueli Voltarelli, gerente geral do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, acredita que esse projeto evidencia a Biblioteca do Banco do Brasil, criada algumas décadas antes do Centro Cultural, como uma das bases de sua fundação:

“Antes deste prédio abrigar o CCBB como conhecemos, a biblioteca já estava por aqui. Desde 1931 era a biblioteca do Banco do Brasil, com um acervo técnico nas áreas de Administração, Finanças e Economia. A partir de 1989, com a instalação do Centro Cultural, o acervo foi ampliado para as áreas de Artes, Literatura e Ciências Sociais e hoje possui cerca de 150 mil exemplares, com espaços para ler e sala infanto-juvenil. Com o Clube de Leitura, o espaço ganha mais visibilidade para o público que visita as nossas atividades culturais e muitas vezes não conhece nossa biblioteca no 5º andar, além de incentivar a leitura como forma de acesso à cultura”, conta a gerente geral.

Quem são Sérgio Nazar David e Suzana Vargas

Sérgio Nazar David é poeta, professor de Literatura Portuguesa da UERJ e pesquisador do CNPq. Membro da Equipe Garrett, vinculada ao Centro de Literatura Portuguesa em parceria com a Faculdade de Letras de Coimbra, escreveu os livros de poemas “Onze moedas de chumbo” (2001) e “A Primeira Pedra” (2006, indicado ao Prêmio Portugal Telecom do mesmo ano), entre outros. É um estudioso da obra de José Saramago.

Já Suzana Vargas é gaúcha, poeta, ensaísta, escritora e professora e mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais “Caderno de Outono”, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, EUA, Espanha, Alemanha e França. Fez a curadoria de importantes projetos literários para feiras e eventos nacionais e internacionais como as Bienais do Livro do Amazonas, do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Primavera dos Livros, a campanha Paixão de Ler e os Encontros com a Literatura Latino-Americana do Centro Cultural do Banco do Brasil. Assina a coluna mensal “Escrever para Lembrar” no portal PublishNews – 2021. Há 26 anos criou e coordena o espaço de oficinas de criação literária Estação das Letras, único no país.

Sobre o CCBB Rio

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a domingo, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 150 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes e cafeterias, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil.

CLUBE DE LEITURA CCBB 2022

Homenagem a José Saramago, com Sérgio Nazar David como convidado

QUANDO: Dia 14 de setembro de 2022, às 16h
ONDE: CCBB Rio de Janeiro – Rua Primeiro de Março, 66 /  5º andar | salão de leitura da Biblioteca

QUANTO: Grátis, mediante ingresso retirado na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura), a partir das 9h do dia do evento

MAIS INFORMAÇÕES: (21) 3808.2020 | [email protected]

Leia Também