João Pessoa, 20 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) explicou nesta quarta-feira (20), em coletiva de imprensa em Brasília, a decisão de sair da chapa petista que concorre à prefeitura de São Paulo. Segundo ela, seria impossível dividir palanques e uma campanha com o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), figura que "contamina a política e a campanha".
–A presença dele só atrapalha, desqualifica, afasta as pessoas, tira a credibilidade de quem está com ele. Conviver com essa pessoa não dá, muito menos fazer política. O Maluf contamina!
Erundina desistiu de concorrer à vice-prefeitura de São Paulo na tarde da última terça-feira (19). O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, divulgou a decisão da deputada e colocou à disposição do PT a posição de vice na campanha, desistindo de indicar alguém em nome do partido.
A deputada criticou a decisão do ex-presidente Lula e da direção do PT pela aliança com Maluf e como as coisas foram conduzidas. De acordo com ela, o acordo foi feito de forma nada discreta, mesmo sabendo do desconforto dela.
No último domingo (17) ela se reuniu com Fernando Haddad e disse que uma aliança com o PP de Maluf não a agradava por tudo que "ele representa na política brasileira". No entanto, neste momento, o petista teria minimizado o acordo e dito que não havia nada decidido.
Na segunda, no entanto, ela disse ter sido surpreendida pela foto de Lula com Maluf na casa do deputado do PP.
– O fato do ex-presidente com apelo político que tem na sociedade junto com direção do partido na residência daquela pessoa é forte. Você vai em casa quando tem respeito, não acho que Lula tenho respeito pelo Maluf nem vice-versa. Acho importante tempo de TV, mas não a ponto de sacrificar a imagem, a história e os princípios que marcam a presença dessas figuras políticas na historia.
Erundina disse que não se encontrou com Lula nem falou com ele, mas diante dos últimos acontecimentos, "com toda a sensibilidade que tem", ele deve ter percebido "o tamanho do fora que deu".
Figura lamentável
A deputada fez duras críticas a Maluf, a quem chamou de "aquela pessoa" e"figura lamentável". Lembrou fatos que, segundo ela, mostram o porquê de ela não poder dividir um palanque com ele.
Para Erundina ele é a representação de forças da ditadura militar que ela sempre lutou contra e o Brasil tenta tirar de vez da sua história.
– Maluf politicamente é um desastre. Digo do que ele representa, o estrago que ele fez à democracia brasileira.
Apesar das críticas, Erundina diz que continua na campanha de Haddad juntamente com o PSB e vai fazer campanha onde Maluf não estiver.
– Com certeza não aparecerei junto com Maluf, mas estarei na campanha onde a candidatura necessitar. Vou me colocar a disposição do meu partido, sem momentos ou situação de constrangimento.
R7
CONFLITO ENTRE OS PODERES - 19/08/2025