João Pessoa, 22 de abril de 2022 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
incentivo à economia

“Areia Mostra Cachaça”: engenhos se tornam atrativos turísticos no Brejo da PB

Comentários: 0
publicado em 22/04/2022 às 19h10
atualizado em 22/04/2022 às 20h13

*Com Heron Cid, direto de Areia, Brejo paraibano

Um dos produtos mais famosos do Brejo da Paraíba, a cachaça e a sua produção se tornaram atrativo para os turistas que chegam à região. A expectativa é de que em Areia, os engenhos recebam 30 mil visitantes por ano.

Turistas deixam de lado o papel de mero contemplador e vivenciam na pele o processo de produção da cachaça. Visitação que tem sido ainda mais acentuada durante o “Areia Mostra Cachaça”, festival que está sendo realizado no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nesta semana e que vai promover a degustação de bebidas.

Em entrevista à Rede Mais, Thiago Baracho, presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia, explicou como se dá essa ligação do turismo com a cachaça e os efeitos positivos desse fenômeno para a economia local.

“Com essa forma de atrelar ao turismo, temos trazido outra forma de renda para Areia. A gente hoje tem, dos 11 [engenhos], cinco abertos para votação. A gente já calcula 30 mil turistas por ano para visitar a produção de cachaça. Isso é uma oportunidade que temos de mostrar a cultura da cachaça. Queremos desvincular a imagem da bebedeira e passar a vincular a de produto cultural nacional”, afirmou Thiago.

O presidente da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia ainda projetou um crescimento para os produtores da região. Ele ressaltou que a comunidade da região tem pleiteado junto às autoridades um selo internacional reconhecimento cachaça de Areia.

“Temos um projeto desde 2017 que a gente busca tornar areia indicação geográfica para o produto cachaça. Isso vai levar a gente para um patamar internacional como tem o conhaque na França. Esse selo estaria em todos os produtores que se enquadram no projeto. Em qualquer lugar do mundo com esse selo seria uma cachaça produzida no nosso território, o turismo é muito importante para isso. Isso também é importante para atrair mais turistas. A gente só tende a crescer”, completou.

Veja vídeo 

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Hugo Motta retira projeto para ampliar discussão na Câmara

VÍDEO - 09/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas