João Pessoa, 17 de novembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
veja vídeo

Hora H: Cagepa detalha reajuste na conta de água

Comentários: 0
publicado em 17/11/2021 às 19h52
atualizado em 18/11/2021 às 05h17
Reprodução

Deve começar a valer em 2022 a previsão de reajuste nas tarifas de água e esgoto anunciada nesta quarta-feira (17) pela Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa). O aumento sugerido foi de 8,4%, exceto para clientes inclusos na tarifa social. Segundo o diretor comercial da companhia, Isaac Veras, esse valor equivale à reposição da inflação e vai garantir o equilíbrio financeiro da entidade.

“Para você ter ideia, o reajuste de preços de uma série de insumos usados pela Cagepa, coisas que são usadas no dia a dia da população, como combustíveis, também impactam nas contas. A última proposta (de reajuste) apresentada pela Cagepa foi no ano de 2019.”, disse o diretor comercial da companhia, em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádio.

Ainda segundo o diretor comercial da entidade, o ajuste será nas contas daqueles clientes que não participam do programa de tarifa social. Ou seja, cerca de 30 mil famílias continuarão pagando o mesmo preço, de acordo com o consumo.

“São clientes que desde 2008 não têm reajuste. Aquele cliente que não tem esgoto, só tem uma ligação de água, ele paga na tarifa social por 10 mil litros de água 10 reais e 56 centavos. Se ele tem água e esgoto, ele paga 11 reais e 62 centavos. Isso corresponde a cerca de 30 mil clientes da companhia em todo o estado.”, explicou Isaac Veras.

Apesar do aumento, no entanto, a Cagepa ainda cobra uma taxa menor por consumo na conta de água comparado aos estados vizinhos.

“ A Casal, em Alagoas, tem uma tarifa mínima para quem consome até 10m de 49 reais e 70 centavos. A Compesa, aqui no estado vizinho de Pernambuco, cobra para o mesmo volume 50 reais e 50 centavos. A Cagece, vizinha do estado do Ceará, cobra 45 reais e 20 centavos.” comparou.

João Cunha – MaisPB

Leia Também