João Pessoa, 13 de setembro de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
pesquisadora

Morre professora Lourdes Bandeira, em Brasília

Comentários: 0
publicado em 13/09/2021 às 10h40
atualizado em 13/09/2021 às 07h42

Faleceu nesse domingo (12), em Brasília, a professora Lourdes Bandeira, que atuou na Universidade Federal da Paraíba nos anos 1980. Atualmente ela trabalhava como professora e pesquisadora do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília desde 2005.

A professora era referência em pesquisas sobre feminismo, gênero e violência contra mulher, além de ativista dos Direitos Humanos.

A deputada estadual Cida Ramos, ex-aluna de Lourdes Bandeira, lamentou o falecimento. “Sou eternamente grata por todos nossos encontros e aulas. Que Deus conforte sua família e a legião de alunos e alunas que tiveram a sorte de conhecer a grande professora que foi Lourdes”, postou nas redes sociais.

Segundo currículo Lattes de Lourdes, ela possuía graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1973, mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília em 1978 e doutorado em Antropologia pela Universeté René Descartes, de Paris V em 1984. Realizou também Pós-Doutorado na área de Sociologia do Conflito com o Prof. Michel Wieviorka, na École des Hautes Études em Sciences Sociales – 2001-2002. Desde 2005 era Professora Titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, tendo experiência acadêmica e docente, além de publicações e orientações na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e da Cultura – Gênero, Feminismo, Violência de Gênero e Políticas Públicas. Lourdes era também coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher, membro do Conselho de Direitos Humanos da Universidade de Brasília e desenvolvia projetos de pesquisa: “Feminicídio no Brasil” e “Relações de cuidado e cuidadoras nas redes inter-institucionais de apoio às mulheres vítimas de violência”. Atuou por uma década como Editora-Chefe da Revista Sociedade e Estado.

MaisPB

Leia Também