João Pessoa, 06 de agosto de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

10 anos da APCA, nossa Academia de Administração!

Comentários: 0
publicado em 06/08/2021 às 07h14

A Paraíba já sabe que APCA é a sigla da Academia Paraibana de Ciência da Administração. Esta Academia, a APCA, constituiu-se, nesse campo das ciências, na 1ª a ser fundada, com jurisdição estadual, aqui no Brasil, estando completando, agora, 10 anos de atividades.

Pertinente destacar, porém, que, quando da fundação da APCA em 19 de julho de 2011, já havia a ABCA (Academia Brasileira de Ciência da Administração), esta fundada desde 1973 e com jurisdição nacional, tendo sede no Rio de Janeiro.

Há 10 anos, portanto, nasceu, na Paraíba, a APCA, isto a partir da iniciativa de cinco administradores paraibanos, tendo à frente, como idealizador-mor, o professor Lúcio Mariano de Albuquerque Melo, e, ao seu lado, os colegas Wallace Mendes de Carvalho, Geraldo Tadeu Indrusiak da Rosa, Vanildo Guedes Pessoa Filho e o subscritor destes escritos, cujo nome complete é Mário de Almeida Tourinho.

Merece ser rememorado que a sessão solene de instalação da APCA ocorreu no 9 de setembro daquele mesmo ano de 2011, nela já contando com outros novos membros, a saber: Anchieta Bernardino, Gustavo Nogueira, Linton Barros, Luciana Rabay, Ozanira Maia e Rosa Gondim.

Hoje, ano 2021, também já integram a APCA, igualmente como membros acadêmico(a)s, o(a)s administrador(a)s: Afrânio de Aragão, César Colque, César Emanoel, Edmilson Azevedo, Emanoela Moura Toscano, Francisco de Assis Marques, Ivan Ramos Cavalcanti, Jamaci Silva de Oliveira, Jimmy Lellis, Jaqueline Echeverria Barrancos, Leonardo Gadelha, Luciane Albuquerque, Luciano Medeiros, Márcio Reinaldo, Marcus Lavogade, Nilda Leone, Paulo Galvão, Suellen Fabres, Tárcio Pessoa e Tereza Renôr.

O primeiro Conselho Diretor da APCA, que teve mandato renovado e o exerceu até setembro de 2017, foi composto por Lucio Mariano, Mário Tourinho, Wallace Mendes e Geraldo  Rosa, respectivamente presidente, vice-presidente, diretor administrativo e diretor financeiro. De 2017 a 2020 referido Conselho  Diretor, sob a mesma sequência das funções, foi composto por Mário Tourinho, Luciana Rabay, Linton Barros e Geraldo Rosa. Atualmente, desde setembro de 2020, na presidência está Luciana Rabay, na vice-presidência Luciane Albuquerque, na diretoria administrativa Gustavo Nogueira, permanecendo Geraldo Rosa na diretoria financeira, cujos mandatos vão até setembro de 2023.

Coube, pois, a este novo Conselho Diretor organizar e realizar as comemorações alusivas à passagem do 10º aniversário de fundação da APCA. Nessa organização, a própria presidente da APCA, Luciana Rabay, fez questão de destacar a especialíssima participação da acadêmica Emanoela Moura Toscano, assim como do acadêmico Luciano Medeiros. E o resultado foi o de que tais comemorações, efetivadas em duas etapas, a primeira no dia 30 de julho correspondendo  a uma sessão plenária “online” e a segunda na quarta feira, 4 de agosto, em um salão de recepções que, sendo adequado para  até 150 pessoas, foi estruturado para acolher um terço desse quantitativo, por óbvio em face dos protocolos exigíveis neste tempo de pandemia. Fato é que esse evento comemorativo da passagem do 10º aniversário da APCA constituiu-se – no dizer de todos os participantes – em “a mais bela festa já realizada por nossa Academia de Administração”, que incluiu homenagem especial aos seus fundadores!

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas