João Pessoa, 18 de junho de 2021 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
problema global

ONU: seca pode ser a próxima pandemia

Comentários: 0
publicado em 18/06/2021 às 07h29
Estiagem provoca perdas em diversos municípios paraibanos

A escassez de água e a seca devem causar danos em uma escala que rivaliza com a pandemia da Covid-19, com os riscos crescendo rapidamente à medida que as temperaturas globais sobem, informou a Organização das Nações Unidas (ONU).

As secas já provocaram perdas econômicas de pelo menos US$ 124 bilhões e atingiram mais de 1,5 bilhão de pessoas entre 1998 e 2017, de acordo com um relatório da ONU publicado nesta quinta-feira. Mas mesmo esses números são “provavelmente” subestimados, afirma a organização.

“A seca está prestes a se tornar a próxima pandemia e não há vacina para curá-la”, disse Mami Mizutori, representante especial da ONU para redução de risco de desastres, em uma coletiva de imprensa on-line.

Cerca de 130 países podem enfrentar um risco maior de seca neste século sob um cenário de altas emissões. Outros 23 países enfrentarão a escassez de água devido ao crescimento populacional, com 38 nações sendo afetadas por ambos, segundo o relatório.

“A seca — assim como um vírus — tende a durar muito tempo, tem um amplo alcance geográfico e causa danos indiretos”, disse Mizutori.

O Globo

Leia Também