João Pessoa, 26 de junho de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Na próxima segunda-feira, às 19h, a cantora Jhusara ( do ex-Trio Ternura) fará a Live de São Pedro pelas redes sociais. A cantora, que por 18 anos percorreu o Brasil conhecendo as raízes das principais festas de forró do país, como backing vocal de Elba Ramalho, promete uma verdadeira Festa Junina virtual. Filha do compositor Umberto Silva, autor de clássicos como “Ninguém é de Ninguém” e a marchinha “Até Quarta-Feira”, ela vai aproveitar para homenagear o pai que faria aniversário nesta data.
Acompanhada no violão pelo diretor musical Jorge Cardoso, produtor da Alcione, Neguinho da Beija-Flor, Elymar Santos e também diretor musical da Escola de Samba Unidos da Viradouro, atual campeã do Carnaval carioca, Jhusara traz no repertório sucessos que não podem faltar nas festividades desta época do ano como “Pedras Que Cantam”, “Qui Nem Jiló”, “Espumas ao Vento”, “Anunciação”, “Bate Coração”, “Me Pegue pra Chamegar”, “Comadre Sebastiana”, “Frevo Mulher”, “Pedro, Antônio e João”, “Pula a Fogueira”, “O Sanfoneiro Só Tocava Isso”, “O Canto da Ema” e “Se Cair Um Toró”, um forró feito pela cantora em parceria com o pai.
Uma das backing vocals mais requisitadas na música brasileira, Jhusara começou a carreira aos 16 anos no “Trio Ternura”, grupo criado com os irmãos Robson e Jurema. Em 1970, eles se apresentam com Tony Tornado no Festival Internacional da Canção, ganhando a fase nacional e internacional com o sucesso ¨BR-3¨ (Antonio Adolfo / Tibério Gaspar). Na ocasião, eles empataram com Ivan Lins na etapa nacional e Elis Regina, então presidente do júri, desempatou dando vitória a eles.
Como backing vocal, ela trabalhou com artistas renomados como Alcione, Beth Carvalho, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mart’nália, Ivete Sangalo, Diogo Nogueira, Cazuza, Ana Carolina, Toninho Geraes, Martinho da Vila, Paul Simon e Sergio Mendes, que a convidou para fazer o vocal no disco “Brasileiro”, trabalho dirigido por Sergio junto com Carlinhos Brown, que ganhou Grammy de melhor álbum em 1993.
O MaisPB conversou com a artista e traz o conteúdo completo. Leiam a entrevista e descubram mais sobre Jhusara.
MaisPB – Escolheu a noite de São Pedro para fazer sua live. Vai arrebentar?
R – Modéstia parte pretendo arrebentar sim, porque estamos vivendo um momento em que a expressão de alegria está ficando pra trás. E o Brasil inteiro vive as festas juninas.
R – Então, a minha influência com Jackson do Pandeiro, [é que eu cresci ouvindo ele, porque pai fazia aniversária no dia 29 (deste mês), Dia de São Paulo e minha fazia uma festa gigantesca e só tocava Jackson. Por coincidência quando fui fazer backing vocal foi com uma grande artista, a Elba Ramalho onde participei de grandes eventos no Estado da Paraíba e conhecendo a cultura de vocês. Quanto a Zé Ramalho, eu fazia um contra canto com a canção Chão de Giz, no show da Elba, o que me deu uma boa referencia para cantar as canções dele, da Elba e de Jackson na minha live.
MaisPB – Vai se apresentar com um time de músicos de qualidade Jorge Cardoso, produtor da Alcione, Neguinho da Beija-Flor, Elymar Santos e também diretor musical da Escola de Samba Unidos da Viradouro, atual campeã do Carnaval carioca. Só aí já temos uma live de alto nível não é?
R – Sim, pois ele é meu produtor e maestro e muito me honra ter também o meu marido junto comigo no meu trabalho.
MaisPB – Vamos relembrar a Jhusara (Jurema) que começou a carreira aos 16 anos no “Trio Ternura”, grupo criado com os irmãos Robson e Jurema?
R – Começamos bem novos, participando da Jovem Guarda, Radio Nacional, Radio Globo com Mario Luis e Haroldo de Andrade. Tivemos a honra de sermos produzidos por Raul Seixas e gravamos a música A Gira que hoje é sucesso na Europa
MaisPB – O mês passado entrevistamos o pianista Antonio Adolfo que gravou um disco com Leila Pinheiro – Vamos lembrar dos anos 70 quando vocês se apresentaram com Tony Tornado no Festival Internacional da Canção, ganhando a fase nacional e internacional com o sucesso ¨BR-3¨ (Antonio Adolfo / Tibério Gaspar)?
R – Participamos do Festival Internacional da Canção com a música BR3, de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, com Toni Tornado. No ano seguinte ganhamos o mesmo Festival com a música Kyriê (prece em latim ) de Marcelo Silva e Paulinho Soares.
MaisPB E o tempo em que você foi backing vocal atuando com artistas renomados como Alcione, Beth Carvalho, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mart’nália, Ivete Sangalo, Diogo Nogueira, Cazuza, Ana Carolina, Toninho Geraes, Martinho da Vila, Paul Simon e Sergio Mendes.
R – – Foi muito bom ter trabalho com todos esses grandes nomes, pois me deram o suporte e experiência incrível para o que meu show seja uma releitura de todo esse rico repertorio.
MaisPB -Já esteve na Paraíba?
R – Sim, onde criei muitos laços de amizade com a forte influência de Elba ( Ramalho)
Serviço
Live Jhusara
Data; 29 de junho
Horário: 19h
Transmissão pelas redes sociais da artista:
Instagram – @jhusaraoficial1 / @jhusaraoficial2
Facebook – https://www.facebook.com/
EM CAMPINA GRANDE - 21/05/2025