João Pessoa, 05 de janeiro de 2020 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
repórter maistv

Intolerância, desigualdade e violência: como podemos mudar

Comentários: 0
publicado em 05/01/2020 às 08h20
atualizado em 05/01/2020 às 14h53

O que precisamos mudar em 2020? Com essa pergunta, o primeiro Repórter MaisTV elencou três temas: intolerância religiosa, desigualdade racial e violência contra a mulher e conversou com especialistas de cada um deles para entender de que forma é possível tornar a sociedade mais acolhedora e igualitária.

Intolerância Religiosa

“Diversidade é você conseguir ver no outro a beleza, mesmo que você não compactue com aquilo” é o que diz Saulo Gimenez, coordenador do Fórum Paraibano de Diversidade Religiosa.

Conforme pesquisa divulgada pelo Fórum Paraibano da Diversidade Religiosa o número de casos de intolerÂncia religiosa cresceu em aproximadamente 984% na Paraíba, de 2014 a 2019. O dado foi divulgado pela Defensoria Pública do Estado.

“Intolerância vai deixar de existir quando colocarmos o amor em prática, honrar o seu Deus é amar ao próximo”, finalizou.

Desigualdade Racial

A população negra no Estado representa um número acima de 70%, mas apesar de compôr mais da metade da sociedade paraibana, não é possível encontrar negros em espaços de poderes é o que diz Terlúcia Silva, mestra em Ciências Jurídicas e representante do Movimento de Mulheres Negras da PB.

“A gente precisa entender que o racismo não é um problema da pesso negra, mas sim da sociedade e deve ser enfrentada a partir de atitudes individuais”, destacou Terlúcia.

Violência contra a mulher

Em 2019, campanhas de combate à violência contra a mulher ganharam destaque em todo o país. Segundo dados do Anuário Brasileiro da Violência 2019, a Paraíba registrou um crescimento de 53% no número de casos de feminicídio entre 2017 e 2018. O Repórter MaisTV ouviu a secretária da mulher e da diversidade humana do Estado, Lídia Moura sobre o assunto.

Confira a reportagem:

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Evento reúne em João Pessoa especialistas em tecnologia, negócios e inovação

NEON - 07/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas