João Pessoa, 21 de agosto de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Recém-nascidos

Hospital ensina técnicas de amamentação

Comentários: 0
publicado em 21/08/2019 às 13h26
atualizado em 21/08/2019 às 10h34
Agosto é marcado pelo incentivo à amamentação

Com o intuito de conscientizar mães de recém-nascidos para importância do aleitamento materno e esclarecer algumas dúvidas acerca do assunto, o Hospital do Hapvida em João Pessoa realizou, na terça-feira (20), a ação ‘Amamentar um ato de amor’, em alusão ao Agosto Dourado.

Durante o evento, as mamães puderam aprender, com a enfermeira obstétrica da unidade hospitalar, Sheylla Dantas, sobre as técnicas para que ocorra uma amamentação de forma tranquila, prazerosa e segura, tanto para a mãe quanto para o bebê. “Apesar de ser muito confortável para mãe amamentar deitada, não é a forma correta, pois o ato pode gerar a broncoaspiração no bebê. A maneira ideal é a mãe manter-se sentada confortavelmente mantendo barriga da mãe em contato com a barriga do bebê e mãozinha da criança livre”, explica.

Além disso, a enfermeira Sheylla ressaltou os benefícios que o aleitamento possui para mulher que amamenta. “O útero possui o tamanho de uma pêra. Quando a mulher engravida o órgão cresce para promover espaço ao bebê que se desenvolve dentro da mãe. Com a amamentação o útero contrai mais rapidamente fazendo com que volte ao tamanho original e, consequentemente, a mãe volte ao corpo que tinha antes de engravidar”, lembra.

Outro assunto colocado para as mamães foi sobre os nutrientes presentes no leite materno e como ele pode auxiliar no ganho de peso. “O leite possui três fases, no vigésimo quinto dia de amamentação o leite materno entra em sua fase mais rica em gordura, é quando o bebê começa a ganhar peso por meio da amamentação”, explica a nutricionista do Hospital do Hapvida em João Pessoa, Débora Oliveira.

Ao longo de sua fala, a nutricionista Débora também esclareceu questões relacionadas ao alimento consumido pelas mães que amamentam. “Todo alimento ingerido pela mãe vai chegar ao bebê por meio do leite materno. Isso não quer dizer que haverá uma mudança nos nutrientes presentes no leite, estes permanecem os mesmos. Porém, quando a criança chegar a fase de consumir alimentos sólidos haverá uma tendência da busca por alimentos que proporcionem o sabor que era encontrado no leite materno”, pontua a nutricionista.

A mamãe Michelle Santos assegurou ter sido muito importante as palestras. “Deu para aprender bastante coisa e algumas situações que geravam dúvidas foram esclarecidas. Gostei bastante!”, afirma com alegria nos olhos enquanto amamentava.

Ao fim das palestras, as mamães receberam brindes para os bebês e participaram de um coffee break preparado pelo Hospital do Hapvida.

MaisPB

Leia Também