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Conquista da Liga Ouro 2019 consolida cultura do basquete

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publicado em 28/06/2019 às 15h06
atualizado em 28/06/2019 às 12h13

A conquista da Liga Ouro 2019 pelo Basquete Unifacisa consolidou de vez a cultura do basquete em Campina Grande e na Paraíba, enchendo os torcedores de orgulho pela equipe. E um dos fatores responsáveis por esse crescimento da modalidade foram as transmissões e a cobertura da TV Itararé, único veículo do Estado a transmitir todas as partidas disputadas na Arena Unifacisa. Com índices de audiência impressionantes – segundo pesquisa do Grupo 6Sigma, cerca de 32% da população de Campina Grande acompanhou a quarta partida da grande final, realizada no dia 28 de maio -, a TV Itararé ajudou a disseminar e construir essa nova paixão dos fãs de esporte da Paraíba.

“O Basquete Unifacisa fez surgir um envolvimento muito grande da cidade com a modalidade. As crianças não só falam, mas também procuram praticar, sendo que antes só se falava em futebol. É algo transformador no quesito esporte, uma verdadeira mudança cultural. A TV Itararé teve uma participação decisiva na popularização, com transmissões ao vivo, debates diários e programas esportivos, levando o basquete à casa das pessoas. A cidade realmente parou para acompanhar os jogos, nos lares, restaurantes e bares por toda Campina Grande, consolidando o basquete como um esporte amado pela população”, afirma o diretor de jornalismo da TV Itararé, Anchieta Araújo.

Os dados sobre a audiência no quarto jogo da final da Liga Ouro mostram que a TV Itararé bateu recordes: entre os espectadores do canal, 79% declararam assistir a partida entre Basquete Unifacisa e São Paulo; entre todos que acompanharam o jogo, 85% assistiram pela TV Itararé. Para o diretor de programação do canal, Saulo Queiroz, os números reforçam a popularização da modalidade entre os paraibanos fãs de esporte.

“O Basquete Unifacisa fez algo histórico: rompeu alguns paradigmas. Primeiro, o de que o basquete não era um esporte que os paraibanos apreciavam. Segundo, o de que um time local não chegaria tão longe em um esporte sem tradição no estado. Terceiro, o de que o público não se interessaria. O que vimos foi tudo isso ser rompido e a TV Itararé foi essencial nesse processo de mudança. Com as transmissões pelo canal 18.1 e via Facebook, vimos o quanto a população passou a vestir essa camisa do basquete paraibano”, conta.

Apresentador do Itararé Esportes e narrador das partidas da Liga Ouro, o jornalista Gustavo Rovaris enfatizou o esforço da TV Itararé em popularizar o basquete de forma didática, já que muitos telespectadores não conheciam sequer as regras da modalidade. “Sem sombra de dúvidas, a TV Itararé teve um papel pioneiro e de suma importância para a popularização do basquete na Paraíba. Não só com as transmissões ao vivo dos jogos, mas também com a cobertura jornalística praticamente diária da Liga Ouro, debates sobre a realidade do esporte na região, além do quadro ‘Cestou’, que trouxe explicações sobre regras e números que marcaram a competição em 2019”.

Diretor do Basquete Unifacisa, Diego Gadelha também destaca a participação fundamental da TV Itararé na criação da nova cultura do basquete em Campina Grande e na Paraíba. “As transmissões foram essenciais para que a cidade toda acompanhasse e abraçasse a equipe. Em toda a Liga Ouro, tivemos a transmissão com melhor qualidade e maior número de profissionais envolvidos. Os níveis de audiência foram, no bom sentido, assustadores, mostrando a qualidade da transmissão e a credibilidade que a marca da TV Itararé passa aos telespectadores. Foi um casamento perfeito, pois as empresas patrocinadoras se estimularam e a população aprendeu mais sobre o basquete. Quem sai ganhando é Campina Grande, a Paraíba e todo o Nordeste”, diz.

Uma pesquisa feita pelo IBOPE Repucom, o Sponsorlink, indica que, desde 2018, 40 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais se declararam “interessados” e “muito interessados” pelo basquete. “A modalidade vive um momento especial em nosso país, não apenas pelo expressivo volume de horas dedicadas à modalidade nas transmissões ao vivo nos últimos anos em TV aberta ou fechada, mas também pelo aumento dos brasileiros que se declaram fãs de basquete, que desde 2018 se mantém nos mais altos patamares já registrados fora de anos olímpicos”, disse José Colagrossi, Diretor do Ibope Repucom.

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