João Pessoa, 05 de junho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Do sonho à gloria

Basquete Unifacisa leva a PB à elite do basquete nacional

Comentários: 0
publicado em 05/06/2019 às 15h46
Foto: Divulgação/Unifacisa

Terra do Maior São João do Mundo, a cidade de Campina Grande tem agora mais um motivo de orgulho para sua população: um representante na elite do basquete nacional. Campeão da Liga Ouro 2019 após uma campanha memorável, o Basquete Unifacisa conquistou, junto com o título, uma vaga para disputar o maior campeonato da modalidade do País, o Novo Basquete Brasil (NBB) da temporada 2019/20. Criado em 2012, o time paraibano acumulou títulos como o hexacampeonato paraibano e a Supercopa do Brasil em 2017, até se consolidar com a conquista da Liga Ouro neste ano. Idealizador do projeto e diretor da equipe, Diego Gadelha diz que a meta, desde o início, foi atingir a divisão de elite do basquete nacional.

“Inicialmente, o projeto veio da necessidade de oferecer aos alunos da Unifacisa e da comunidade acadêmica a prática de esportes. Então surgiu o ‘Facisa em Movimento’, que contemplava a prática de diversos esportes, como futsal, vôlei, handebol e o basquete. Juntamente com Eduardo Schafer (atual técnico do Basquete Unifacisa), que era o nosso coordenador de esportes na época, decidimos investir em uma equipe profissional de basquete, com o sonho de um dia levar Campina Grande até o NBB. Tudo isso foi possível graças ao apoio do empresariado local, ou seja, nossos patrocinadores, que viabilizaram o projeto e fizeram que nosso sonho alcançasse esse patamar de sucesso”, diz o diretor.

Diego Gadelha destaca a identificação da torcida da Paraíba com a equipe, principalmente após a histórica conquista da Liga Ouro sobre o São Paulo, em pleno Ginásio do Morumbi, em uma série de playoffs finais de tirar o fôlego. “Foi a maior conquista da história dos esportes coletivos da Paraíba, pois ter um time do estado na primeira divisão é algo que não acontecia há muitos anos. A decisão contra o São Paulo foi a final dos sonhos, pois é uma das grandes equipes esportivas do mundo. Empatar a série em 2 a 2 e ganhar lá dentro tornou tudo ainda mais épico. E o reconhecimento de Campina Grande, recebendo o time que desfilou em carro aberto, fazendo sinais de vitória das janelas, calçadas e mostrando o orgulho pela equipe, significa uma realização muito grande”, completa.

Para o técnico Eduardo Schafer, comandante da campanha vitoriosa do Basquete Unifacisa, todo o esforço ao longo do projeto foi recompensado com o título da Liga Ouro. “Sensação de dever cumprido, nós merecemos esse título por todo o trabalho que foi realizado desde o início. Foi um trabalho árduo, difícil, mas colhemos os frutos nessa final. O Nordeste, a Paraíba e Campina Grande merecem esse título. Só nós sabemos como foi duro, uma competição extremamente equilibrada. E fechar no Morumbi, com chave de ouro, nos deixa muito felizes. O basquete da Paraíba merece estar onde está”, comemora o treinador.

Pioneirismo nas transmissões

Juntamente com o projeto vitorioso, Campina Grande testemunhou também a inovação nas transmissões televisivas de basquete por meio da TV Itararé, afiliada da TV Cultura na cidade, que acompanhou o crescimento da equipe ao longo dos anos e realizou um trabalho de alta qualidade jornalística durante a Liga Ouro 2019. Para Gustavo Rovaris, apresentador do Itararé Esportes e narrador das partidas da competição, o Basquete Unifacisa trouxe uma nova cultura esportiva para a cidade, acostumada a acompanhar somente os clubes de futebol.

“Estamos juntos ao Basquete Unifacisa desde o início do projeto, levando, em TV aberta, muito sobre as regras, hábitos e também sobre a cultura do basquete, pois muita gente nem sequer conhecia sobre esse esporte. Me orgulho em pode estar vivendo e contribuindo com esse momento de um projeto tão grandioso. Quem ganha com tudo isso é o povo da Paraíba e de Campina Grande, que sempre teve o pioneirismo e a ousadia em seu DNA. A cidade, unida, sempre pode ainda mais”, diz o jornalista.

Também atuando nas transmissões e nas coberturas desde o início do projeto, o repórter da TV Itararé Michel Bruno ressalta o crescimento da popularidade do Basquete Unifacisa entre os fãs de esporte de Campina Grande. “Profissionalmente, foi gratificante e enriquecedor participar e acompanhar desse projeto, vendo o empenho de Dalton e Diego Gadelha e de todos que fazem a Unifacisa. É uma nova era de entretenimento para a cidade, um projeto que nasceu, cresceu e se consolidou em Campina Grande, mas agora já atingiu o País inteiro. Por estar tão perto de tudo, digo que ainda há muito mais por vir”, afirma.

MaisPB

Leia Também