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Estudo mostra evolução na educação estadual

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publicado em 05/11/2018 às 10h38
atualizado em 05/11/2018 às 13h42

O relatório do Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB), elaborado pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE/PB), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF) e apresentado nesta segunda-feira (05), mostrou que a educação no estado apresentou em 2018 o melhor resultado dos últimos anos.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade de Barros, os indicadores apontam que houve um crescimento constante que levou a Paraíba a atingir o ‘maior patamar’ na história da educação paraibana.

O ensino fundamental II, sendo classificado pelo secretário como ‘mais difícil’ também registrou aumento.  Segundo Aléssio, o aumento aconteceu devido à qualificação da escola, dos professores e formadores, além de uma avaliação diagnóstica dos alunos feita no início do ano.

Aléssio explica que foram utilizadas ‘sequências didáticas’ para auxiliar alunos com deficiências em algumas disciplinas durante o processo de aprendizagem de turmas heterogêneas.

“Nosso projeto vai continuar, é um projeto de três anos, já foi registrado um impacto e ele vai continuar”, explicou.

Estudantes do ensino fundamental II que foram sujeitos ao projeto logo serão encaminhados para o ensino médio, o que também deverá trazer resultados em longo prazo.

Ainda segundo Aléssio, o nível de participação das unidades também foi o maior dos últimos anos, o que ele atribuiu ao engajamento, comunicação e trabalho das organizações sociais. Em João Pessoa, o Centro Estadual de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário apresentou os melhores resultados da cidade.

O relatório aponta cidades do interior do estado com um rendimento maior do que grandes cidades da Paraíba. O secretário afirma que quando as escolas passaram a ser integrais receberam laboratórios de ciência, de robótica e demais ferramentas para se tornarem referências nas regiões, muitas vezes superior às unidades da capital.

O modelo de ensino implantado nas Escolas Cidadãs Integrais do estado foram destaque no relatório. As 103 escolas cidadãs tiveram um aumento de 15% no índice – número cerca de três vezes maior que as demais escolas da rede estadual. Dos 10 primeiros lugares do 3º ano do Ensino Médio no ranking do IDEPB, cinco são Escolas Cidadãs Integrais.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Freitas ocupou o terceiro lugar no relatório do IDEPB. O diretor da instituição, Márcio Sousa, acredita que o modelo do projeto foi o responsável pelos resultados, que segundo ele, não visa apenas a perspectiva acadêmica mas sim um projeto de vida que reforça a autonomia e capacidade do estudante.

Desafio para João Azevêdo

De acordo com o secretário, o governador eleito João Azevêdo (PSB) terá em seu governo o desafio de continuar políticas como o IDEPB e realizar mais ações para trazer resultados para o estado e levar a educação da Paraíba um patamar onde incentive o desenvolvimento no estado.

O IDEPB combina indicadores de desempenho e fluxo escolar e oferece diagnóstico, a partir da aplicação de provas de Língua Portuguesa e Matemática, para estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

Implementada, em 2012, pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE/PB), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), a avaliação possibilita, por meio de medidas de desempenho dos estudantes, a aferição da qualidade do ensino ofertado pela rede estadual da Paraíba.

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