João Pessoa, 13 de dezembro de 2013 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Comemorando 54 anos de emancipação política neste domingo (15), a cidade de Bayeux era anteriormente ocupada por índios potiguaras e tabajaras que viviam às margens do rio Paraíba e seus afluentes, o rio Sanhauá e o rio Paroeira. O início de sua colonização foi muito influenciada pela proximidade com a cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, como era então chamada João Pessoa.
A colonização do município de Bayeux está muito ligada à história de João Pessoa e Santa Rita. Em 1585 foi fundada a cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves. Anos mais tarde foi iniciado o povoado de Santa Rita.
A povoação, distante 4km de Filipéia, começou com o nome de Rua do Baralho. Depois, Boa Vista e, em 1634, Barreiros – nome em decorrência do engenho de Barreiros. O Decreto-Lei estadual nº 546, de 21 junho de 1944, sugestão do então jornalista Assis Chateaubriand ao interventor do Estado na época, Rui Carneiro, modificou finalmente o nome para Bayeux em homenagem à primeira cidade francesa (de mesmo nome) a ser libertada do poder nazista pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
A elevação à categoria de distrito ocorreu através da Lei Municipal 48, de 10 de dezembro de 1948. Bayeux pertenceu à Santa Rita até então quando, finalmente, adquiriu o status de município pela Lei 2.148, de 28 de junho de 1959. A instalação oficial do município se deu no dia 15 de dezembro de 1959. Sua principal artéria urbana é a Avenida Liberdade, cujo nome também remete a libertação da referida cidade francesa do poder nazista.
Seu padroeiro é São Sebastião, cuja festa se realiza em 20 de Janeiro. O município ainda festeja o dia de São Pedro em 25 de julho, o dia de São Bento, no mês de novembro, e Nossa Senhora da Conceição em dezembro.
Bayeux está situado nos domínios da bacia hidrográfica do rio Paraíba, região do Baixo Paraíba e tem como principais tributários os rios Paroeira, Manhaú e Marés, além do riacho do Meio, todos de regime perene. Como recursos hídricos conta ainda com os açudes Santo Amaro e Marés.
Segundo o IBGE, Bayeux é formada por um único distrito, o distrito-sede, e consta 15 bairros em suas subdivisões , são eles: Alto da Boa Vista, Baralho, Brasília, Centro, Comercial Norte, Imaculada, Manguinhos, Jardim Aeroporto, Jardim São Severino, Jardim São Vicente, Mário Andreazza, Rio do Meio, São Bento, Sesi e Tambay.
Festividade
O aniversário da cidade de Bayeux é apenas no domingo (15), mas a programação já começa nesta sexta-feira (13) a partir das 9h com a Caravana da Verdade que oferece serviços sociais para toda população e os shows das bandas Forró de Saia e Salvação. Às 18h a animação fica por conta dos shows de Daldeth Bandeira, Banda The Hits e Banda Cyclone.
Bayeux comemora 54 anos de emancipação política com uma programação especial de 13 a 15 de dezembro. A festa está sendo promovida pela Prefeitura de Bayeux e toda a programação tem a entrada gratuita. As apresentações culturais acontecem na Praça do São Bento.
Confira a programação completa
Sexta 13 de Dezembro
09:00h – Caravana da verdade: Serviços sociais e as bandas Forró de Saia e Banda Salvação
18:00h – Daldeth Bandeira, Banda The Hits e Banda Cyclone
Sábado 14 de Dezembro
14:00h – Feirinha de artesanato
16:00h – 2º Encontro de artes Marciais – Ginásio Jaime Caetano
18:00h – I Festival de música Gospel
Domingo 15 de Dezembro
Bandas:
· Swing Tô Colado
· Xande Black
· Banda Geração
· Forró Maroto
Ações da Prefeitura de Bayeux:
• Inauguração da Casa da Cidadania
• Entrega da casa do Empreendedor
Local: Praça do São Bento
Da Assessoria
QUALIDADE DE VIDA - 24/04/2025