João Pessoa, 08 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Primeiro-ministro criticou o incidente

Avião dispara míssil no espaço aéreo da Estônia

Comentários: 0
publicado em 08/08/2018 às 15h45
atualizado em 08/08/2018 às 12h47

Um avião militar da Espanha disparou acidentalmente um míssil enquanto voava no espaço aéreo da Estônia, no leste europeu, nesta terça-feira (7). Os dois países fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e, por isso, é normal que militares de ambas as nações façam exercícios militares conjuntos.

Segundo a emissora norte-americana CNN, o avião espanhol que disparou o míssil ar-ar era do modelo Eurofighter Typhoon 2000.

Por causa do incidente, o primeiro-ministro estoniano, Jüri Ratas, telefonou ao secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, para “levar o caso a sério e identificar rapidamente as circunstâncias”. Pelo Facebook, o premiê da Estônia classificou o episódio como “extremamente lamentável” e pediu que cidadãos ligassem para a Força Aérea caso percebessem foguetes no espaço aéreo.

“Graças a Deus, até onde sabemos, ninguém se machucou com o incidente”, disse Ratas.

O premiê estoniano, porém, disse que as missões da Otan no espaço aéreo do país são “muito importantes e necessárias para a segurança do país”.

A Estônia, à margem do Mar Báltico, pertenceu à antiga União Soviética. Em 2004, o país passou a integrar a Otan, aliança que se opunha aos soviéticos durante a Guerra Fria. Politicamente, a Estônia — assim como os demais países da organização — rivaliza com a Rússia de Vladimir Putin.

G1

Leia Também

MaisTV

Humberto projeta decisão do PT sobre JP na segunda e reforça defesa por candidato próprio

ELEIÇÕES 2024 - 07/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas