João Pessoa, 05 de junho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Horto Municipal

PMJP e UFPB celebram Termo de Cooperação

Comentários: 0
publicado em 05/06/2017 às 16h05

Como parte da programação do Junho Verde, evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), foi assinado nesta segunda-feira (5) um termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para a relocação do Horto Municipal que funciona atualmente no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica).  O evento contou com  representantes da Prefeitura, João Furtado, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Abelardo Jurema, secretário de Meio Ambiente, como também da reitora da Universidade Federal da Paraíba, Margareth Diniz.

Abelardo Jurema Neto, secretário de Meio Ambiente, ressaltou que a celebração de um Termo de Cooperação, entre a PMJP e a UFPB ocorre em momento oportuno. “Como é de conhecimento, a Bica sofrerá uma requalificação muito intensa, não apenas nos recintos, como em todas as áreas que permeiam o Parque, e essa parceria de relocação do Horto inicia um novo passo para que possamos levá-lo para um espaço mais adequado, sem a exposição que, naturalmente, sofreria através de um projeto de requalificação”.

 

O Horto passará a funcionar no campus I, da UFPB, numa área do Núcleo de Processamento de Alimentos (Nupa), com projeto de paisagismo elaborado pela Diretoria de Paisagismo (DIPAI), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da PMJP, que prevê, além da construção do viveiro, banheiros, vestiários, refeitórios, almoxarifado, copa, administração, salas para as oficinas, sala técnica, diretoria e salas de reuniões.

Margareth Diniz, reitora da UFPB, destacou mais essa parceria com a PMJP, onde o Horto será mais um espaço destinado a viabilizar ensino, pesquisa e extensão, numa universidade pública e de qualidade. “Além de entregar profissionais qualificados ao mercado de trabalho, a UFPB chega, através de ações como essa, à sociedade”, disse.

No local serão produzidas mudas herbáceas, arbustivas, arbóreas e palmeiras, como também plantas medicinais e haverá a possibilidade de coleta de sementes de árvores nativas, existentes na área. Parte das mudas será destinada à arborização e paisagismo da cidade, como também à recuperação das matas ciliares, encostas e margens de rios. As demais ficarão com a UFPB.

Programação Junho Verde:

06 à 09 – manhã e tarde – na Bica – Exposições, trilhas, interações com animais, jogos e oficinas ecológicas.

09/06 – 8h30 às 17h – Fórum da Anamma – Estação das Artes – Anexo da Estação Cabo Branco

11/06 – Tenda Verde Itinerante no Parque da Lagoa

14/06 –8h – Plantio de mudas de árvores nativas na Escola Municipal de ensino Fundamental Professora Lúcia Giovanna – Gramame

19/06 – 8h – Plantio de mudas de árvores nativas na Escola de Tempo Integral Deputado Fernando Milanez – Gramame

01/07 – Tenda Verde Itinerante no Busto de Tamandaré

Leia Também