João Pessoa, 03 de março de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O vereador João Dantas (PSD), líder da bancada governista na Câmara Municipal de Campina Grande, voltou a criticar o governador Ricardo Coutinho na sessão ordinária dessa quinta-feira (03), ao questionar o interesse do gestor em privatizar a CAGEPA, mesmo sabendo que a concessão para captação do esgoto e fornecimento de água em Campina Grande está vencida desde ano passado.
João Dantas explicou que recentemente o Governo do Estado manifestou interesse junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, em conceder à iniciativa privada, os serviços de água e esgoto realizados pela CAGEPA. “Qual o sentido na pressa do Governador em privatizar os serviços da CAGEPA se ele sabe que a concessão em Campina está vencida e provavelmente não irá ser renovada sem uma ampla discussão com a sociedade civil?”, questionou o vereador.
João Dantas afirmou ainda que o governador Ricardo Coutinho tem reajustado as contas de água e esgoto muito acima da inflação. “Certamente para tornar a Cagepa mais rentável, levando-se em conta que a empresa é que paga alguns dos salários mais altos na Paraíba. Entretanto, se a CAGEPA não conseguir renovar sua concessão com a cidade de Campina Grande, perderá praticamente todo seu valor de mercado em uma possível privatização”, frisou.
“É preciso discutir um novo modelo de gestão das águas em Campina Grande que envolva toda a sociedade. A CAGEPA não cuidou dos nossos recursos hídricos como deveria e por isso vivenciamos a maior crise hídrica da história. Hoje nós pagamos cem por cento em cima do que consumimos de água em esgoto, sendo que destes, apenas vinte e cinco por cento são tratados de forma correta”, explicou João Dantas.
MaisPB com Assessoria
OPINIÃO - 10/07/2025