João Pessoa, 31 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
crise hídrica

MP reforça fiscalização no açude de Boqueirão

Comentários: 0
publicado em 31/08/2016 às 14h45

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), anunciou, nesta terça-feira (30), que vai endurecer a fiscalização para garantir a qualidade da água do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), consumida pela população de 19 municípios da região polarizada por Campina Grande.

O anúncio ocorreu durante reunião do ‘Comitê de Gestão da Crise Hídrica na Paraíba’, realizada em Campina Grande. Atualmente, o reservatório conta apenas com 7,5% da sua capacidade de armazenamento, que é de 411 metros cúbicos de água.

Durante a reunião, os integrantes do Comitê reconheceram a necessidade de uma parceria mais consistente entre os entes municipais, estaduais e federais que possa resultar numa fiscalização mais eficaz, notadamente em relação às condições de coleta de água por parte dos carros-pipas. Esses veículos devem ser cadastrados e vistoriados, para que a qualidade do produto seja preservada até a sua chegada ao consumidor.

No que se refere às obras de transposição das águas do Rio São Francisco, o Ministério da Integração Nacional garantiu, por intermédio de seu representante na audiência, que elas serão concluídas no próximo mês de dezembro, mas ressaltou que a chegada da água no município paraibano de Monteiro, de onde será escoada para o Açude Epitácio Pessoa, só acontecerá em abril de 2017.

Pelos cálculos feitos pelas instituições diretamente envolvidas com a questão da água na Paraíba, até dezembro o atual volume de água do Boqueirão será reduzido a 20 milhões de metros cúbicos. Essa quantidade será reduzida à metade em meados de abril do próximo ano.

MaisPB

Leia Também