João Pessoa, 11 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
LIVRE CONCORRÊNCIA

Lucas pede reavaliação de proibição do Uber em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 11/08/2016 às 17h39
Vereador Lucas de Brito

O vereador Lucas de Brito (PSL) sugeriu, nesta quarta-feira (10), que a  Câmara de João Pessoa reavalie a decisão sobre a proibição da utilização  de aplicativos de serviço que conectam motoristas particulares a  passageiros, a exemplo do Uber, na cidade. De acordo com o parlamentar,  a lei fere a questão da livre concorrência e tem sido um obstáculo para  o combate ao desemprego e para a melhoria da mobilidade urbana.

Lucas considera que a aprovação da lei foi um “equívoco histórico” na  Casa. “Temos um sistema de mobilidade urbana completamente deficitário.

Os ônibus não funcionam bem, estão superlotados, sem a renovação  necessária e sem conforto. Temos 12 milhões de desempregados no Brasil,  e o poder público tem limitado a liberdade de empreender”. Ele lembrou  ainda que a lei tira do consumidor o direito de escolher entre o
serviços que melhor atendem as suas necessidades.

Da tribuna da Casa, o vereador fez um apelo para que a Câmara “não se  coloque como uma pedra no caminho da evolução tecnológica”. “Estes  aplicativos permitem ganhos para o meio ambiente, para a economia, para  o aumento da receita fiscal e para a qualidade do espaço público”. Lucas
salientou ainda que as atuais opções de transporte para a população de  João Pessoa são os ônibus, os veículos individuais ou os táxis, e  acrescentou que a concorrência é saudável para toda a sociedade. “Ela  permite a redução nos preços e uma melhoria significativa nos serviços.
Só quem tem medo de livre concorrência é quem não quer prestar serviço  de qualidade e quer viver de cartel e monopólio”.

No dia 21 de outubro de 2015, a Câmara Municipal de João Pessoa aprovou  o projeto de lei que proibiu o aplicativo de caronas na cidade antes  mesmo do sistema chegar à Capital paraibana. Na ocasião, dos atuais  vereadores com mandato na CMJP, apenas Lucas de Brito votou contra o
texto. Atualmente, na maioria das Capitais do Brasil, outros softwares  também realizam o mesmo serviço, como o Easy Taxi e o 99Taxis.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas