João Pessoa, 25 de julho de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Prevenção

Deputado cobra ações concretas contra explosões de bancos na PB

Comentários: 0
publicado em 25/07/2016 às 15h17
atualizado em 25/07/2016 às 13h06
Deputado federal, Pedro Cunha Lima (PSDB)

Diante do aumento da criminalidade na Paraíba, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) lamentou a situação e cobrou providência urgente do Governo do Estado para combater a violência. O parlamentar destaca a explosão de um caixa eletrônico no bairro do Bessa, fato ocorrido no sábado (23), quando várias pessoas foram feitas reféns.

“Na Paraíba, bandido virou autoridade. Precisamos de ações concretas para combater explosões de banco. A polícia precisa de estrutura para enfrentar os bandidos”, defendeu. Pedro Cunha Linha criticou a postura do governador perante o aumento da violência.

“Qual será o argumento desrespeitoso que terá o governador diante de mais uma cena dessa? O pior é que Ricardo Coutinho continua faltando com a verdade, dizendo que está tudo bem, fugindo de sua responsabilidade. Bandido virou autoridade na Paraíba. Ninguém aguenta mais”, lamentou o parlamentar.

O deputado destacou a necessidade do Governo do Estado fazer investimentos e dar condições de trabalho para os policiais.

Nesta segunda-feira (25), o comandante da Polícia Militar disse que os policiais que estavam de serviço na madrugada de sábado na área do bairro do Bessa e adjacências foram orientados a não enfrentar os bandidos que explodiram caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal. A afirmativa surpreendeu o parlamentar.

“Diante do que disse o comandante geral da Polícia Militar observamos que a situação da Paraíba é gravíssima. Esse foi o maior absurdo que já ouvi, mas é de se entender. O que armas de baixo calibre utilizadas pelos policiais poderiam fazer contra bandidos bem armados?  Onde está o governador desse Estado?”, indagou o deputado, acrescentando que o governador Ricardo Coutinho deve chamar a responsabilidade para si.

De acordo com o Sagres do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o efetivo da Polícia Militar teve diminuição entre 2010 e 2015, passando de 9.793 homens para 9.264. “Falta investimento e mais homens nas ruas de todo o Estado. Mas principalmente, investimento em treinamento, armas e munições. Os policiais precisam ter condições de trabalho”, afirmou.

Apenas este ano, já foram registrados 65 ocorrências em bancos, sendo 34 explosões, três assaltos, 19 arrombamentos, três tentativas e três saidinhas de banco.

MaisPB

Leia Também