João Pessoa, 09 de dezembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ADEUS CASA ROSADA

Kirchner se despede de governo na Argentina para milhares de pessoas

Comentários: 0
publicado em 09/12/2015 às 20h10

Em seu último dia de mandato, a presidente argentina Cristina Kirchner discursou nesta quarta-feira (9) na Casa Rosada, sede do governo em Buenos Aires, para militantes partidários – peronistas de centro e de esquerda – para encerrar um ciclo político de 12 anos de gestão de kirchnerista iniciada em 2003 por seu falecido marido.

Antes de seu discurso, Cristina desvelou um busto do ex-presidente e marido Néstor Kirchner, ao lado do presidente boliviano, Evo Morales. O busto de Néstor ficará no salão de bustos de presidentes da Casa Rosada. Do lado de fora da Casa Rosada, milhares de pessoas acompanhavam o ato, transmitido em um telão.

“Foi o presidente que em toda a história da Argentina teve a menor quantidade de votos. Mas foi a partir de suas convicções, de sua coragem, sua decisão e sua visão estratégica que construiu uma nova Argentia a partir das ruinas que recebeu”, disse Cristina, que disse que há 12 anos, quando seu marido tomou posso, o país estava “sem trabalho, sem esperança, sem sonhos e quase sem pátria”.

Cristina agradeceu funcionários do governo de Néstor e de seus dois mandatos, governadores, ministros, prefeitos, dirigentes de movimentos sociais e organizações de direitos humanos. Também agradeceu a alguns dos presentes na platéia na Casa Rosada, como Daniel Scioli, candidato derrotado nas últimas eleições, e Hebe de Bonafini e Estela de Carlotto, que dirigem respectivamente os movimentos das Mães e Avós da Praça de Maio.

Em seu discurso, criticou a “agenda que não é nacional, mas que foi imposta de fora à região” da América do Sul e afirmou que hoje a região passa por um momento diferente do que o de uma década atrás. Citou os ex-presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Lula, do Brasil, além de Evo Morales, como os que “souberam ver que a história da região merecia um caminho diferente”.

Nesta quinta, o presidente eleito Mauricio Macri fará o juramento como novo presidente e tomará posse.

Leia Também