João Pessoa, 26 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em brasília

Conselheiro da OAB participa de fórum de Direito Eleitoral

Comentários: 0
publicado em 26/08/2015 às 15h21

Em evento que discutiu o cenário nacional e os modelos de organização das eleições, realizado na última segunda-feira (24), a Seccional paraibana se fez representar no Conselho Federal da OAB pelo conselheiro estadual Marcos Souto Maior Filho.

O Fórum de Direito Eleitoral foi idealizado pela Comissão Nacional de Direito Eleitoral do CFOAB e teve como objetivo estudar propostas para a superação da crise política serão apresentadas pela advocacia.

Ao abrir o Fórum, o presidente do CFOAB, Marcus Vinicius, frisou “que a advocacia estava reunida com o objetivo de encontrar e propor soluções para a atuação profissional e para a crise ética, política e, consequentemente, econômica que o Brasil enfrenta. “Nosso sistema eleitoral se esgotou. Precisamos de um novo modelo, com novas soluções, que não permitam que os erros se repitam e causem ciclicamente os mesmos problemas”, comentou.

Para Marcus Vinicius, é preciso se reduzir “drasticamente o custo das campanhas, baseando-as em ideias, não em mensagens publicitárias, sendo necessária a imediata realização da reforma política e do Código Eleitoral”.

O conselheiro Marcos Souto Maior Filho presidiu o painel sobre redução dos custos de campanha eleitoral, que teve como palestrantes o ministro Henrique Neves e o professor Carlos Neves Pinto Filho.

ministro

“A Comissão de Direito Eleitoral do CFOAB vem cumprindo o seu relevante papel. Participamos ativamente das discussões sobre a reforma política na Câmara Federal, oferecemos sugestões e apontamentos sobre o sistema eleitoral. Em vários estados forma organizados fórum e simpósios. O Fórum Nacional de Direito Eleitoral trouxe o que há de mais moderno em direito eleitoral”, disse Marcos Souto Maior Filho

Também foram palestrantes os ministros Luciana Lóssio, Tarcísio Vieira e Admar Gonzaga, além dos ex-ministros Torquato Jardim, Fernando Neves e Caputo Bastos.

A cerimônia de abertura contou com a presença da vice-governadora do Piauí, Margarete de Castro Coelho, da ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Luciana Lóssio, da diretora-tesoureira da seccional piauiense, Geórgia Nunes, da coordenadora científica do Fórum e membro da Comissão Especial de Direito eleitoral da OAB, Daniela Maroccolo Arcuri, e dos membros da comissão, Gabriela Rollemberg e Luis Gustavo Severo da Silva.

Leia Também