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Operação ‘Sucata Zero’ retira veículos das ruas

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publicado em 20/08/2015 às 10h23
atualizado em 20/08/2015 às 07h26

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está realizando a Operação ‘Sucata Zero’, que tem como objetivo deixar a cidade mais limpa. A ação já removeu cerca de 50 carros das vias públicas.

Antes de o veículo ser guinchado, o proprietário é notificado e tem o prazo de 72 horas para retirá-lo do local. Caso isso não aconteça, fiscais da Sedurb removem o carro e o encaminham para o pátio da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). Após o guincho, o dono do carro tem 90 dias para reavê-lo, mas é necessário pagar uma taxa. Se ninguém aparecer até o prazo, o veículo vai a leilão.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Hildevânio Macedo, é necessário que a população tenha consciência e faça o descarte da maneira correta. “Na maioria das vezes, ao notificarmos o proprietário, ele mesmo faz a retirada do veículo, mas quando isso não acontece, nós precisamos tomar as providências para evitar que a via pública se transforme em um depósito de carros velhos”, afirmou o secretário.

Legislação – De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), abandonar o carro em um local onde é permitido estacionar não é crime, nem infração, mas ao provocar risco à saúde e segurança pública, o proprietário do veículo pode ser enquadrado na Lei dos Crimes Contra o Meio Ambiente por causar poluição gerando danos à população. A pena é reclusão de um a quatro anos e multa. A Prefeitura de João Pessoa também se baseia no Decreto Municipal nº 4.333, que considera infração depositar material de forma inadequada.

Serviço – Para fazer uma denúncia, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, pelo telefone 3214-4907, e solicitar de retirada de uma sucata.

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