João Pessoa, 18 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Gilson Lira é Master Coach e Trainer em PNL com certificações pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Sociedade Euroamericana de Coaching (SEAC) e Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). Bacharel em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas. Coautor dos livros “PNL para Professores”, “Segredos do Sucesso – Histórias de Executivos da Alta Gestão”, “Coaching para Gestão de Pessoas” “Empreendedorismo” e “Bíblia do Coaching”. Atualmente ocupa o cargo de diretor de mercados internacionais da Embratur. [email protected]

Artistas do Traço

Comentários: 0
publicado em 18/04/2015 às 11h00

Na última quarta feira, dia 15 de abril, foi comemorado o dia do desenhista. Confesso que nunca tive talento para essa admirável arte. Mesmo que, ainda na época da escola, eu vez por outra ‘rabiscasse’ em meus cadernos algumas interessantes figuras.

Quando falamos em desenho e criação, não há como não se lembrar do brilhantismo de Walt Disney. A propósito, muitas gerações cresceram vendo seus desenhos e assistindo aos seus filmes. Eu fui uma dessas pessoas. Cresci gostando e admirando, não só do estilo de Disney, mas, também, da ‘magia’ dos seus empreendimentos (como se sabe, além de criativo artista ele era, igualmente, um empreendedor visionário).

Quando se estuda a história desse inventivo homem, nascido na Chicago da virada do século XX, em circunstancias bem modestas, se vê que aquilo que o fez tornar-se mundialmente conhecido foram os poucos ‘traços’ que deram vida ao Mickey Mouse – ainda hoje o seu mais famoso personagem. Foi graças a esse simpático ratinho que o talentoso Walt consegui construir seu império e edificar toda a sua fortuna. Claro, não há como negar que ele soube, desde bem cedo, cercar-se dos melhores e mais criativos desenhistas e artistas da época.

Assim como Disney, Maurício de Souza, aqui no Brasil, também ganhou fama e tornou-se grandemente bem-sucedido a partir das linhas que deram vida à dentuça ‘Mônica’ e a outros personagens de sua turma. Ah, assim como milhares de outras crianças – e adultos – o meu amado filho Gilson Gabriel é, também, um aficionado pelas divertidas histórias idealizadas pelo Maurício e sua brilhante equipe.

Há de se registrar que o nosso país é palco de talentosos profissionais, que muitas vezes, fazendo uso de um simples lápis e uma folha em branco (até um pequeno guardanapo, como fez Hans Donner quando criou a logo da Rede Globo) conseguem dar vida a ilustrações, personagens, marcas e, por que não dizer, sonhos.

A propósito, muito desses habilidosos e criativos especialistas do ‘traço’ são filhos de nossa querida Paraíba. Entre os quais se destacam: William Medeiros, Mike Deodato, Kennyo Alex, Alzir Alves, Paloma Diniz, Shiko, Emir Ribeiro, Fred Ozanan, etc.

Portanto, para esses e milhares de outros inventivos profissionais que fazem dessa bela arte a sua real missão e propósito de vida, os nossos mais sinceros agradecimentos e felicitações. Certamente o mundo seria bem diferente sem o brilho dos desenhos e imagens que vocês produzem. Continuem assim, surpreendendo-nos e orgulhando-nos, ainda mais, através dos seus traços criativos. Parabéns!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também