João Pessoa, 14 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
polêmica

Hamilton é criticado por jogar champanhe no rosto de mulher na China

Comentários: 0
publicado em 14/04/2015 às 11h33

As polêmicas do fim de semana do GP da China não se resumiram à troca de farpas entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg na coletiva de imprensa após a corrida. Vencedor da corrida, o britânico da Mercedes foi alvo de críticas por ter espirrado champanhe em uma das mulheres contratadas para recepcionar os pilotos no pódio do Circuito de Xangai.

O ato, que já havia sido criticado por diversos internautas nas redes sociais, foi condenado por uma líder de uma ONG de defesa dos direitos da mulheres. Roz Hardie, diretora executiva da “Object” classificou o comportamento de Hamilton como “arrogante”, pediu para que o inglês pedisse desculpas por mirar o espumante diretamente no rosto da mulher e disse que o episódio retrata o comportamento “machista” encontrado no universo do automobilismo.

– As fotos parecem mostrar não só que o champanhe está sendo muito especificamente direcionado para o rosto dela, como não parece que seja uma brincadeira voluntária por parte dela. Para a maioria das pessoas, é evidente que ela não está gostando. Se este for o caso, pensamos que Lewis Hamilton deveria pedir desculpas por suas ações e pensar cuidadosamente sobre como deve se comportar no futuro – disse a ativista ao jornal inglês “Daily Mail”.

Para Hardie, o episódio é um reflexo de como as mulheres são vistas como objetos sexuais no mundo do esporte a motor:

– O automobilismo parece retratar, desnecessariamente, as mulheres como objetos sexualizados. E isso provavelmente faz com que seja ainda mais difícil para as mulheres se defenderem. Esperamos que as pessoas desta indústria sejam mais respeitosas com elas – concluiu.

A diretora da ONG acredita que a polêmica manchou a vitória de Hamilton no circuito chinês:

– Certamente é uma posição muito difícil ser uma grid girl e ela não tinha muita opção a não ser permanecer ali e aguentar. É algo que ele deveria estar ciente. Mas em vez disso, ele parece ter abusado de sua posição. É lamentável que uma grande vitória tenha sido marcada por aquilo que parece ser um comportamento egoísta e arrogante – prosseguiu.

Já no Bahrein para o GP deste fim de semana, válido pela 4ª etapa da temporada, Lewis Hamilton ainda não se pronunciou sobre o caso.

G1

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas