João Pessoa, 11 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Gilson Lira é Master Coach e Trainer em PNL com certificações pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Sociedade Euroamericana de Coaching (SEAC) e Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL). Bacharel em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas. Coautor dos livros “PNL para Professores”, “Segredos do Sucesso – Histórias de Executivos da Alta Gestão”, “Coaching para Gestão de Pessoas” “Empreendedorismo” e “Bíblia do Coaching”. Atualmente ocupa o cargo de diretor de mercados internacionais da Embratur. [email protected]

Líderes são ótimos leitores

Comentários: 0
publicado em 11/04/2015 às 15h14

No último dia 20 de março, no Copacabana Palace, fui um dos agraciados com o Prêmio Alta Gestão 2015. Na oportunidade, também aconteceu o lançamento da obra ‘Segredos do Sucesso – Histórias de Executivos da Alta Gestão’, que reúne narrativas de superação e realização profissional de 105 personalidades do mundo corporativo, lideranças empresariais e diretores de instituições. A propósito, eu tive a grande honra de contribuir com um dos capítulos que compõem esse espesso livro de mais de 700 páginas.

Na ocasião do evento, enquanto conversava com alguns presidentes, executivos e líderes de importantes empresas, pude observar que a maioria deles era ótimos leitores. Vários até me confidenciaram que, habitualmente, sempre estavam lendo algo inspirador, muitas das vezes ligado à sua área de atuação. Mas a realidade que predomina é outra. É a de que nós brasileiros ainda cultivamos muito pouco o salutar hábito da leitura. E não sou eu quem afirmo isso. Essa constatação veio de um estudo inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentado no ‘35º Congresso Internacional de Uso do Tempo’, que aconteceu no Rio de Janeiro, no ano de 2013. O estudo revelou que a leitura ocupa apenas seis minutos do dia dos brasileiros. Isso é terrível, não?

Quando se examina mais de perto a vida de líderes de ‘ALTA Performance’ e profissionais tidos como muito bem-sucedidos, não é difícil descobrir que são indivíduos que cultivam como hábito a leitura dos bons livros, ou seja, são ótimos leitores. Muitas das vezes até tidos como leitores vorazes.

Provavelmente você conhece Maílson da Nóbrega, o famoso economista brasileiro que fez carreira no Banco do Brasil e tornou-se ministro da Fazenda entre janeiro de 1988 a março de 1990 – um dos períodos mais difíceis da economia brasileira. (Confesso que sou particularmente um grande admirador seu e das suas obras).

O que talvez muita gente não saiba é que esse ilustre paraibano, filho de alfaiate e natural de Cruz do Espírito Santo (interior da Paraíba), foi uma criança muito pobre, mas, graças ao poder da educação, obteve prestígio e sucesso profissional. “Sem sombra de dúvidas – escreve Maílson referindo-se à firmeza nos estudos – esse foi meu trampolim para sair da pobreza e atingir a cidadania. Foi também o principal motivo que me possibilitou obter prestígio e sucesso profissional”. Em ‘O Acaso Favorece Quem se Prepara’, o hoje bem-sucedido sócio da ‘Tendências Consultoria’, com sede em São Paulo, relata que mesmo nos momentos mais estressantes de sua carreira nunca se privou da companhia dos bons livros: “Nunca deixei de ler ao menos um livro, não raramente dois ou três por mês, e hoje dedico o equivalente a um dia inteiro por semana a isso”.

Outro dia fiz os cálculos e constatei que se você se dedicar em passar pelo menos uma hora do seu dia lendo, lerá algo como um livro por semana – ou 52 livros por ano. O Dr. Walter Doyle Staples, psicólogo e conferencista de fama mundial, diz que “os conhecimentos adquiridos com a leitura de 52 livros irão destacá-lo de seus pares dando-lhe a vantagem para vencer em qualquer campo no qual você atue”. Para o autor do aclamado livro ‘Pense Como um Vencedor’, assim como os alimentos para o corpo, a leitura é nutrição para a mente. Ela força-o a considerar novas ideias e conceitos, reavaliar antigas crenças e alargar seus horizontes, adquirir novos conhecimentos, manter-se atualizado, aumentar a capacidade de argumentação, desencadear processos de mudanças, nutrir e exercitar a mente.

Eu acredito profundamente nesses e nos mais variados benefícios que a simples leitura de um bom livro pode nos ocasionar. A propósito, há mais de 150 anos o pensador americano Henry Thoreau escreveu: “Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro”. Pois bem, que tal começar a pôr em prática o hábito da leitura, assim como costumeiramente fazem os líderes de “ALTA Performance”?  Que tal fixar uma meta de exercitar e nutrir a sua mente lendo, pelo menos, uma hora por dia ou um livro por semana? As bibliotecas, livrarias e sebos estão abarrotados de boas opções. Basta tão somente que você se disponha a efetivamente entrar em ação.

Uma boa semana e ótimas leituras!

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas