João Pessoa, 15 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O dia D

Comentários: 0
publicado em 15/03/2015 às 16h36

O maniqueísmo entre defesa da permanência e tese de impeachment, criado pelas correntes políticas mais radicais, não serve ao Brasil que está acima dessa polarização de inspirações partidárias. O que incomoda o brasileiro nessa quadra triste de nossa história vai além desse joguinho retórico de parte a parte.

Ao Brasil de hoje, gofado de desvios de recursos públicos, enquanto a saúde agoniza, eivado de propinas, enquanto as obras e investimentos se arrastam, metido em inflação e aumentos, enquanto o governo arrota cargos comissionados e ministérios, só não interessa o comodismo de sua gente.

De nada adianta ignorar o grau de dilapidação constatado nas entranhas do governo, com a conivência ou no mínimo omissão do seu comando, e tentar entabular a velha estratégia de exumar o passado para justificar a bandalheira do presente. Esse discurso, no máximo, é uma disfarçada confissão de culpa. O povo brasileiro é bom, mas não é besta.

O movimento de hoje, perdoe-me os apaixonados defensores da tese de ‘golpe’, não é da elite e nem da burguesia. O movimento marcado para este fatídico domingo também não é das entidades que, desfocadas da luta contra os desmandos administrativos, passaram ao confortável guarda-chuva do governo e agora, ocupados demais, só saem às ruas para protegê-lo. Estando certo ou errado.

A manifestação de hoje é do brasileiro que não suporta mais pagar tanto imposto e ver o suor dos seus esforços no bolso de corruptos. O protesto deste domingo é de quem não agüenta mais tanta mentira, cinismo e manipulação, mal encenadas no teatro de quem se faz de vítima na cadeira de réu.

Hoje é o dia, minha cara Lena Guimarães, em que brasileiros e paraibanos terão a chance de mandar um recado a quem está, quem esteve ou quem estiver no governo: sempre que abusado em sua boa fé, o exército da cidadania não se intimidará em ir às ruas para mostrar do que o povo, unido por um sentimento, é capaz.

No centro… – Prestem atenção nos movimentos da deputada Estela Bezerra (PSB), no poder interno conferido na Assembleia e nos espaços de visibilidade política na Comissão de Justiça.

…Dos holofotes – Todo o conjunto da ópera em torno da socialista, a preferida de Ricardo, não lembra, nem de longe, com o perfil e estratégia de quem vai esperar quatro anos pra disputar.

Vida ‘normal’ – Depois de 25 anos de mandatos, o ex-senador Cícero Lucena (PSDB), fora dos holofotes, agora desfruta de prazeres bem simples, mas antes quase impossíveis. Sexta-feira passada, estava tranquilamente tomando café no Mag Shopping, ao lado do irmão Solon Lucena, coisa que não fazia há muito tempo. Distribuiu sorrisos largos.

Brasília no alvo – Focado na consolidação da imagem além divisas da Paraíba, o governador Ricardo Coutinho gravou, no começo do mês, para o programa nacional do seu PSB.

Nada demais – Articuladores do prefeito Luciano Cartaxo (PT) minimizaram a reunião reservada entre o secretário Adalberto Fulgêncio e vereadores, sexta. “Foi só um bate papo”, juram.

Entre… – O deputado Efraim Filho (DEM) estará entre o badalado Yves Gandra e o ministro José Eduardo Cardozo, palestrantes de seminário promovido pela Folha de São Paulo.

…Feras – O evento vai discutir “Contrabando: impactos do mercado ilegal no Brasil”. O paraibano foi convidado por ter sido autor do projeto da reforma do Código Penal.

Traíras – Pelos cálculos do governo, na belicosa votação dos vetos do governador Ricardo Coutinho houve duas traições. Só apareceram 17 votos. O fantasma ainda ronda.

Lenço – No Perfis da TV Assembleia, Hervázio, durão na defesa de Ricardo, umedeceu os olhos ao tocar no nome do irmão Odon, de quem lamenta ter se distanciado pela política.

Caminho de volta – Assim como fez na campanha, o deputado Ricardo Barbosa (PSB) começou a voltar nas cidades de sua base. Nesse fim de semana, visita o Vale do Piancó e Cajazeiras.

Presença confirmada – “Não pode o partido da maior liderança da Paraíba não participar da eleição em Campina Grande”. Opinião do presidente do PSB campinense, Fábio Maia.

Bronca – A Regional de Saúde de Campina Grande concentra 80% das demandas judiciais contra o Estado. “Esse é nosso maior desafio”, revelou a gerente, Tatiana Medeiros (PMDB).

Espaço – Artur Almeida, presidente da CDL-Campina Grande, toma posse quarta-feira na direção da CNDL. Há muito tempo um paraibano não ocupava o posto na Confederação.

 PINGO QUENTE – “Ricardo quebrou a regra e transformou a Paraíba em exceção”. Da presidente da Cinep, Tatiana Domiciano, sobre a repercussão da matéria do Correio Braziliense.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também