João Pessoa, 27 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Capacitação

Sedes abre 1.290 vagas para 33 cursos de profissionalização

Comentários: 0
publicado em 27/02/2015 às 17h53

O sonho de se qualificar para o mercado de trabalho já é realidade para Maria Fernandes Barbosa, moradora do bairro da Torre. Ela é uma das alunas matriculadas no curso de Pintura em Tecido do Programa de Formação 2015, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Esse ano o programa irá formar 1.290 pessoas em 33 cursos de diversas áreas, desde artes manuais a organização administrativa e produtiva. As matriculas estão abertas e podem ser feitas gratuitamente nos Centros de Referência da Cidadania (CRCs), localizados em onze bairros da cidade, e no Centro Intergeracional Sinhá Bandeira, no Expedicionários.

O Programa de Formação 2015 foi lançado oficialmente na tarde desta sexta-feira (27), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). Na ocasião, a secretária do Desenvolvimento Social de João Pessoa, Marta Moura, evidenciou a importância dos cursos de formação como uma iniciativa da gestão municipal para viabilizar a inserção de jovens da comunidade no mercado de trabalho. “A iniciativa mostra o compromisso da gestão com todos os públicos e gêneros, sobretudo daqueles que se apresentam em situação de extrema vulnerabilidade social”, destacou.

A solenidade de abertura contou com uma apresentação cultural do grupo de Hip Hop do CRC dos funcionários II e uma lapinha encenada pelo Grupo Folclórico dos Idosos Jesus de Nazaré, do CRC de Mandacaru.

Diversos cursos – O Programa irá ofertar, de início, 33 cursos nas áreas de artes, artesanato, administração, embelezamento, prestação de serviços e organização produtiva. Durante o ano serão abertas 66 turmas nas comunidades com maiores índices de vulnerabilidade social.

“Essa é uma iniciativa que mostra na prática o papel dos CRCs para a cidade de João pessoa. É o diálogo permanente da Prefeitura com as comunidades, numa atitude de cuidar e ter atenção com as pessoas. Estamos atentos também com a cultura e com a importância da formação para inseri-las no mercado de trabalho”, ressaltou o secretário adjunto da Sedes, Joubert Fonseca.

Também estão previstas turmas de corte de cabelo, colorimetria, megahair, manicure e pedicura, organização de um pequeno negócio, artesanato, secretariado, operador de Call Center, serviços domésticos, corte e costura, décopage, violão básico, horticultura e jardinagem, pintura, customização, entre outros.

Documentação – Para realizar as inscrições é necessário apresentar originais e xérox do RG e CPF, além do comprovante de residência. Os candidatos devem ter idade mínima de 15 anos, saber ler e escrever. Os interessados podem fazer mais de um curso, desde que haja disponibilidade de vagas. Para mais informações sobre a programação de cada unidade ligar para o telefone 3218-9245.

Leia Também