João Pessoa, 02 de março de 2026 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
política

PT aciona o TRE contra antecipação de campanha de Flávio Bolsonaro na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 02/03/2026 ás 13h44
atualizado em 02/03/2026 ás 13h46
Flávio Bolsonaro e o pai, Jair Bolsonaro - Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) da Paraíba, por intermédio de sua presidenta e de sua assessoria jurídica, acionou, nesta segunda-feira (2), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para questionar a antecipação de campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL) à Presidência da República no estado.

Em reunião com o presidente do TRE, desembargador Oswaldo Trigueiro do Vale, e com o próximo presidente, Márcio Murilo, os dirigentes partidários apresentam um documento onde apontam irregularidades em prol da campanha do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“O Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores no Estado da Paraíba, por intermédio de sua presidenta e de sua assessoria jurídica, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, na qualidade de presidente do TRE-PB, trazer ao conhecimento da Egrégia Corte fatos de extrema gravidade que vêm se tornando corriqueiros no território estadual neste ano eleitoral, os quais desrespeitam a legislação, desequilibram o pleito vindouro e demandam providências institucionais da Corte”, diz trecho do documento assinado pelo partido.

Durante a reunião, o advogado Rodrigo Farias explicou que, desde o início do ano, têm sido realizados, de forma reiterada, no estado da Paraíba, eventos públicos denominados “adesivaços”. Segundo ele, as ações consistem na mobilização organizada de apoiadores em vias públicas de intensa circulação, com distribuição e afixação de material gráfico padronizado contendo identidade visual vinculada ao pleito presidencial, menção expressa ao ano “2026”, associação à identidade partidária (PL) e utilização de trilha sonora com características típicas de jingle eleitoral, em alusão à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência da República pelo Partido Liberal.

“Tais atos vêm ocorrendo em pontos estratégicos da Capital, como o Retão de Manaíra e a Orla de Tambaú, bem como em municípios de expressivo contingente eleitoral, a exemplo de Bayeux e Campina Grande, evidenciando planejamento, continuidade e expansão territorial”, acrescentou.

No domingo (1º), foi realizado em João Pessoa um novo evento com as mesmas características. Segundo a advogada Bruna Rabêlo, houve agravamento no conteúdo divulgado. “Além da promoção ostensiva da pré-candidatura presidencial, os materiais distribuídos passaram a conter expressões de ataque nominal a agentes públicos e autoridades, com os dizeres “FORA LULA, MORAES, TOFFOLI”, evidenciando, a intensificação da antecipação do debate eleitoral por meio de narrativa de confronto em espaço público”, destacou.

Por fim, o secretário de Organização do PT, Marcus Túlio, afirmou que, embora se trate de uma campanha de dimensão nacional, o partido busca diálogo com as instituições do Estado. “O partido quer diálogo com as instituições do Estado, por isso procurou o TRE, para que não haja transgressão da legislação eleitoral nesse aspecto”, declarou.

MaisPB