João Pessoa, 30 de janeiro de 2026 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O mercado jurídico brasileiro passa por mudanças impulsionadas pela tecnologia, novas exigências corporativas e maior consciência social. Diante desse cenário, a Unifacisa vem atualizando o curso de Direito para alinhar a formação acadêmica às demandas atuais da profissão.
As mudanças incluem a integração de novas áreas do Direito à matriz curricular tradicional. O objetivo é preparar os estudantes para atuar em frentes emergentes do mercado jurídico.
Formação alinhada às novas demandas
Segundo o coordenador do curso de Direito da Unifacisa, Arthur da Gama, a adaptação vai além da criação de disciplinas isoladas. A proposta é integrar conteúdos contemporâneos à formação jurídica desde os primeiros períodos.
Entre os temas incorporados ao curso estão:
– Direito Digital
– Compliance
– ESG
– Direito Tributário aplicado
Segundo o coordenador, a atualização constante da matriz curricular permite que esses conteúdos dialoguem com as disciplinas tradicionais, ajudando o estudante a compreender como essas novas áreas se aplicam no dia a dia da profissão.
Metodologias ativas e prática desde o início
Outro eixo da reformulação é o uso de metodologias ativas de ensino. O estudante passa a ter contato precoce com situações práticas do cotidiano jurídico.
“O estudante vivencia, desde cedo, situações práticas do exercício jurídico, desenvolvendo habilidades como tomada de decisão, organização de projetos, trabalho em equipe e uso de ferramentas de gestão, competências cada vez mais exigidas no mercado”, explica Arthur da Gama.
Aproximação com o mercado jurídico
Além das aulas, o curso mantém contato direto com o mercado por meio de eventos, palestras, projetos de extensão e atividades práticas. A proposta é aproximar os alunos da realidade da advocacia, do setor público e do ambiente corporativo.
MaisPB
TRETA ENTRE ALDEONE ABRANTES E FILLIPE FÉLIX E CONFRONTOS DA 3ª RODADA - 28/01/2026