João Pessoa, 23 de fevereiro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

À primeira vista

Comentários: 0
publicado em 23/02/2015 às 10h50
atualizado em 23/02/2015 às 07h51

A primeira impressão é a que fica. Essa constatação não tem nada com a romântica canção do genial paraibano Chico César. Ela serve de preâmbulo para preocupação enviada pelo leitor Sebastião Aires ([email protected]), injuriado com o que vê em ambiente tão estratégico. “Aquele aprazível logradouro, em frente ao Centro Turístico de Tambaú, com seu calçadão, iluminação especial, esculturas imponentes, com visão da fronte de barcos fundeados em frente ao Mercado do Peixe – iniciativa do ex-prefeito Ricardo Coutinho – é, sem dúvida, um lugar querido e admirado por todos nós e por muitos turistas que nos visitam”, contextualiza.

E conta o problema: “No entanto, triste, verdadeiramente deprimente, é o espetáculo que vemos, todas às tardes, de pessoas – homens, mulheres e crianças – deitadas ao relento, sobre panos ou em colchão coletivo, com suas vestes espalhadas no entorno. Não, não têm aparência de mendigos. Ali comem e bebem (alguns usam bebidas alcoólicas) e também se banham (mas nem sempre)”.

Sérgio, como qualquer cidadão atento, questiona: “Onde andam as Secretarias de Assistência Social? E a de Turismo, que bem poderiam evitar esse constrangimento? Tudo indica que não são marginais os que ali vivem. Seriam moradores de rua? Não parece. Ali estão, apenas, no horário vespertino. Essas pessoas precisam ser abordadas e assistidas, com humanismo, mas com firmeza por quem de direito”.

O fato, relatado pelo leitor, se soma a tantos outros registrados cotidianamente em semáforos e esquinas de João Pessoa. Situações que mostram dupla vulnerabilidade: social e turística. Ambas merecem olhar especial dos responsáveis pelos setores. O caso do Centro Turístico é mais emblemático, porque ocorre no que é um dos nossos cartões postais. Nesse caso, como nem sempre temos uma segunda chance de causar a primeira boa impressão, a imagem que o turista corre o risco de levar não é lá das melhores.

Farinha pouca…

Na reunião da bancada federal hoje no TRT, os deputados ouvirão dos representantes da Justiça Federal pedido de apoio para melhoria no Plano de Cargos e Remuneração.

…Meu pirão primeiro

Na pauta, não há notícia de nenhum apelo para fortalecimento do Judiciário ou mais estrutura, pleitos que implicariam numa melhor prestação de serviços ao usuário.

Ciumeira na bancada do PMDB

Deu no Correio Braziliense: “O surgimento do nome do deputado Hugo Motta (PMDB) como futuro presidente da CPI da Petrobrás levou a ala nordestina do partido a acusar o jovem parlamentar de ‘traição’. Há quem diga reservadamente que Motta trocou a vaga na CPI por um voto em favor de Leonardo Picciani para liderar a bancada”.

Estratégia

O governo trabalhará para formar blocão na Assembleia. Se fechá-lo com os partidos da base, larga com 21 deputados. Maioria suficiente para comandar as melhores comissões.

Largada

O processo de formação de comissões será deflagrado pelo presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), já nesta terça-feira, na sessão de retomada dos trabalhos legislativos.

Regras

Deputados estão lendo e relendo os artigos 29 e 30 do Regimento Interno da Casa. Os dois versam sobre os meandros da distribuição dos blocos e partidos nas comissões.

Ao meio

A preço de hoje – como diria Joelmir Beting – há pelo menos quatro partidos divididos na Assembleia entre ficar na oposição ou compor o governo: PMDB, PT, PEN e PP.

Problema à vista

Com o deputado Ricardo Marcelo em viagem, o PEN pode eleger um líder governista Ficam dois, Branco Mendes e Edmilson Soares, contra um, Zé Aldemir, da oposição.

Caixa postal

A bancada de oposição passou os últimos dias articulando reunião de hoje à tarde, mas teve dificuldades de contactar, via telefone, parlamentares mais pra lá do que pra cá.

 

Poluição visual

De volta após a licença, o prefeito Luciano Cartaxo (PT) autorizou a Sedurb rever a disposição de outdoors e painéis de led. Se diz preocupado com o ‘excesso’.

Danos

Sindicalista, o vereador Napoleão Maracajá (PC do B) está, também, de olho nos efeitos nocivos ao meio ambiente causados por termoelétrica instalada em Campina Grande.

Missão

“Vou me dedicar ao máximo”. A promessa é da ex-deputada Eva Gouveia (PSD), que assume hoje pela manhã, às 10, o comando da Secretaria de Ação Social de Campina.

Plugado

Ex-deputado e integrante da Executiva Nacional do PT, Rodrigo Soares anda por dentro do que pensa e o que a cúpula partidária petista orienta para a crise da Petrobrás.

PINGO QUENTE

“A CPI da Petrobrás vai ser só um palco de disputa política”.

Do senador pernambucano Humberto Costa, líder do PT no Senado, sobre a formação de nova comissão para investigar os desvios na estatal.

*Reprodução do Correio da Paraíba

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Hugo Motta retira projeto para ampliar discussão na Câmara

VÍDEO - 09/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas