João Pessoa, 09 de dezembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O programa Antes que Aconteça assinou, nesta terça-feira (9), uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação para incluir o debate sobre a violência doméstica nas escolas da Paraíba. Na cerimônia que oficializou a parceria, em João Pessoa, a coordenadora nacional do programa, a senadora Daniella Ribeiro, disse que um ação integrada será implementada nas escolas no início do ano letivo 2026.
“É um treinamento, uma capacitação para professores, diretores e corpo-técnico das escolas. Existe um material próprio para se trabalhar com as crianças. Além disso, tem [um sobre] sensibilidade para reconhecer comportamentos diferentes nas crianças. Estamos fazendo um programa de política pública dentro das escolas. Vamos trabalhar o tema de maneira universal dentro das escolas”, afirmou a senadora.
Apesar de ser uma parceria com o Estado, Daniella garantiu que a ações do programa devem ser estendidas para a rede municipal de ensino. “Com toda certeza, os municípios vão participar. A Famup vai reunir os prefeitos e prefeitas da Paraíba (…) para irmos todos juntos e irmanados nas escolas.”
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, disse que a parceria inaugura uma nova forma de atuar contra a violência contra as mulheres, que é através da prevenção, começando no ambiente escolar. “No momento em que os jovens começam a construir os seus princípios de vida. Para que eles possam entender que a violência não pode ser vista como algo comum”, afirmou o chefe da pasta.
O vice-governador, Lucas Ribeiro, também esteve na cerimônia e destacou que a violência contra as mulheres é um problema cultural e que a “mudança dessa mentalidade” vem pela educação. Segundo Lucas, a ação do Antes que Aconteça nas escolas vem para que o Poder Público não fique “só enxugando gelo” nos casos de violência de gênero.
Denuncie
Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie!
+ Polícia Militar – 190
+ Polícia Civil – 197
+ Disque denúncia contra violência doméstica – 180
+ Delegacias da Mulher (Deam), com plantão 24 horas
+ Delegacia on-line – www.delegaciaonline.pb.gov.br
+ Central de Atendimento às Mulheres (WhatsApp) – (61) 9610-0180
MaisPB
ANTES QUE ACONTEÇA - 09/12/2025