João Pessoa, 30 de novembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba criou uma comissão técnica, neste domingo (30), para avaliar as condições estruturais do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, e apurar eventuais falhas que colaboraram para morte de um homem que invadiu o recinto de uma leoa, foi atacado pelo animal e morreu.
“O Conselho informa que buscará, junto à administração da Bica e aos responsáveis técnicos pelo local, esclarecimentos sobre os cuidados adotados, os protocolos de segurança existentes e eventuais falhas que possam ter contribuído para o ocorrido”, informou a categoria em nota.
O Conselho lembrou que já foram registrados furtos de animais no parque e cobrou à Prefeitura de João Pessoa a revisão urgente dos sistemas de vigilância da Bica.
“Ressaltamos que, em outras ocasiões, já foram registrados furtos de animais no parque, o que reforça a necessidade urgente de revisão dos sistemas de vigilância, controle de acesso e manejo. É fundamental garantir tanto a segurança da população quanto o bem-estar dos animais sob guarda da instituição”, pontuou.
A comissão técnica vai avaliar as condições do parque analisar as condições estruturais e operacionais, para propor à gestão municipal medidas preventivas mais rigoras e eficazes.
Leia a nota na íntegra
O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) lamenta profundamente a morte do homem ocorrida na manhã deste domingo (30), após a invasão da jaula da leoa no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa.
O Conselho informa que buscará, junto à administração da Bica e aos responsáveis técnicos pelo local, esclarecimentos sobre os cuidados adotados, os protocolos de segurança existentes e eventuais falhas que possam ter contribuído para o ocorrido.
Ressaltamos que, em outras ocasiões, já foram registrados furtos de animais no parque, o que reforça a necessidade urgente de revisão dos sistemas de vigilância, controle de acesso e manejo. É fundamental garantir tanto a segurança da população quanto o bem-estar dos animais sob guarda da instituição.
O CRMV-PB irá instituir uma comissão técnica para avaliar a localidade, analisar as condições estruturais e operacionais do parque e dialogar com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, visando colaborar para a implementação de medidas preventivas mais rigorosas e eficazes.
Reafirmamos nosso compromisso com a proteção dos animais, a segurança da sociedade e a atuação responsável dos profissionais médico-veterinários e zootecnistas.
Entenda
Um homem morreu na manhã deste domingo (30) após ser atacado por uma leoa do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa. A vítima invadiu a jaula do animal.
Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível identificar ferimentos na cabeça do homem.
A Prefeitura de João Pessoa se solidarizou com a família da vítima e informou que o parque foi interditado imediatamente para os procedimentos de segurança e o início das investigações para apurar o caso.
“Assim que a ocorrência foi constatada, o parque foi imediatamente fechado para os procedimentos de segurança e remoção do corpo. A Semam já iniciou a apuração das circunstâncias do fato e está colaborando com as autoridades competentes”, diz a gestão em nota.
A Prefeitura suspendeu a visitação na Bica por tempo indeterminado.
MaisPB
VIOLÊNCIA - 14/11/2025