João Pessoa, 30 de novembro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A Romaria da Penha reuniu uma multidão de fiéis nas ruas de João Pessoa entre a noite desse sábado (29) e a madrugada do domingo (30). Desde o início da caminhada, na Igreja de Lourdes, no Centro da Capital, até o Santuário da Penha, na Praia da Penha, os romeiros expressaram sua devoção por meio de orações, promessas, cânticos e gestos de fé, transformando as ruas da capital paraibana em um grande santuário a céu aberto.
O arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, disse que a caminhada até o santuário representa “a esperança que vence as dificuldades, os problemas que cada pessoa enfrenta na vida”.
“Queremos que neste dia tão especial, a companhia de Maria nos ajude a erguer a cabeça e olhar para frente, com esperança, e nos superar e também lembrar de cuidarmos da ecologia”, complementou o arcebispo.
Neste ano, a Romaria da Penha trouxe como tema: ‘Com a Senhora da Penha, somos todos romeiros da Esperança e defensores da Ecologia’. Para a Arquidiocese da Paraíba, essa reflexão está em profunda sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025, que convida a Igreja e a sociedade a pensarem sobre o cuidado com a Casa Comum, a preservação do meio ambiente e o compromisso cristão com a vida em todas as suas dimensões.
Para os fiéis, a Romaria da Penha possui muitos significados. O professor Mário Rodrigues, de 56 anos, falou em “gratidão e humanidade”. Ele atribui o bem-estar da sua família à crença em Nossa Senhora da Penha.
“Tudo que eu peço eu sou agraciado. Meus pedidos são por saúde, por proteção e harmonia na minha casa e no meu trabalho. Sou uma pessoa de fé, que caminha todo ano na romaria para agradecer”, destacou Mário.
Já a artesã Jailma Nunes disse que a Romaria da Penha representa um gesto de união entre os cristãos.
“A gente vive numa sociedade muito individualista. As pessoas as vezes esquecem de pensar no próximo. Aqui em me sinto pertencente e creio que as pessoas conseguem ter mais fraternidade. Precisamos de mais união, e a romaria passa esse sentimento. Aproveito também para pedir proteção, não apenas para mim e minha família, mas para todo o povo brasileiro”, frisou Jailma.
A tradicional Romaria de Nossa Senhora da Penha percorre 14 quilômetros. A caminhada inicia na Igreja de Lourdes, no Centro da Capital, e vai até o Santuário da Penha, na Praia da Penha, onde é celebrada uma missa ao final do percurso.

Imagem de Nossa Senhora da Penha – Foto: Sérgio Lucena
MaisPB
VIOLÊNCIA - 14/11/2025