João Pessoa, 21 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJRLP) da Câmara Municipal de João Pessoa aprovou, nesta terça-feira (21), o projeto de lei que altera a Lei Municipal nº 1.824/2013 e garante o direito de idosos e mulheres desembarcarem fora do ponto de ônibus em horários noturnos, a partir das 20h.
A proposta tem como objetivo aumentar a segurança dos passageiros mais vulneráveis no transporte público, permitindo que desçam em locais mais próximos de suas residências ou com melhores condições de iluminação e movimento.
Com a nova proposta, os motoristas de ônibus ficam autorizados a parar em qualquer local onde seja permitido o estacionamento, desde que esteja dentro do trajeto regular da linha, mesmo que não exista um ponto de parada regulamentado no local.
O PL é de autoria do vereador Tarcísio Jardim (PP). O vereador destacou que a medida busca reduzir o tempo de exposição a riscos e promover uma mobilidade urbana mais digna e inclusiva.
“Ao permitir o desembarque fora do ponto a partir das 20 horas, esta Lei visa reduzir o tempo de exposição a riscos e aumentar a sensação de segurança para dois dos grupos mais atingidos pela violência urbana”, justificou o vereador.
Após a aprovação na CCJRLP, o projeto segue para votação no plenário da Câmara Municipal, onde será apreciado pelos demais vereadores. Caso aprovado, será encaminhado para sanção do prefeito Cícero Lucena (MDB).
MaisPB
TRETA ENTRE ALDEONE ABRANTES E FILLIPE FÉLIX E CONFRONTOS DA 3ª RODADA - 28/01/2026