João Pessoa, 09 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO CENTRO

Antigo prédio do Ipase, em JP, será transformado em moradia para 50 famílias

Comentários: 0
publicado em 09/10/2025 ás 16h35
atualizado em 09/10/2025 ás 16h37

Cinquenta famílias paraibanas terão um novo lar no coração de João Pessoa. O edifício do antigo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado (Ipase), localizado no tradicional Ponto de Cem Réis, será revitalizado e convertido em habitação popular por meio do Programa Imóvel da Gente, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades.

A iniciativa é mais um exemplo da política de destinação de imóveis da União para fins de interesse social, com foco no direito à moradia e na reocupação de áreas centrais com uso habitacional, promovida pelo Imóvel da Gente. O projeto reforça a cooperação entre o poder público e entidades da sociedade civil na promoção do direito à moradia e na requalificação de áreas históricas da cidade.

O prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), passará por um processo de retrofit, que preserva suas características arquitetônicas originais enquanto adapta a estrutura para novas funções residenciais. Com área total construída de 5.479,39 m² e sete pavimentos, o imóvel foi concedido, sob o regime de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), à União por Moradia Popular da Paraíba (UMP/PB) — entidade civil sem fins lucrativos responsável pela execução do projeto habitacional.

Após a conclusão das obras, as famílias serão tituladas e poderão viver em moradias seguras e bem localizadas, próximas a escolas, comércios e serviços públicos. Com a iniciativa, o governo federal reforça o compromisso de transformar patrimônios públicos ociosos em moradia digna para famílias de baixa renda, contribuindo também para a revitalização do centro urbano de João Pessoa.

Uma visita técnica foi realizada na última sexta-feira (4), com a presença da secretária do Patrimônio da União, Carolina Stuchi; do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; e de representantes da Caixa Econômica Federal, do IPHAN, da Associação dos Ambulantes da Paraíba e de secretarias municipais. O grupo também visitou as obras do Parque Socioambiental que será implantado na área do antigo Lixão do Roger, localizado nas proximidades do centro urbano.

Imóvel da Gente

O Imóvel da Gente, Programa de Democratização de Imóveis da União, é uma iniciativa do Governo Federal que direciona imóveis sem uso para políticas públicas de habitação, educação, assistência social, saúde, cultura, esporte e outras áreas.

Desde sua criação, o programa já destinou cerca de 1.300 imóveis em todo o país, beneficiando mais de 400 mil famílias. Ao todo, foram destinados mais de 18,5 mil km² em mais de 500 municípios, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal. Na Paraíba, já foram destinados 22 imóveis, beneficiando mais de 190 famílias em 12 municípios de todo o estado.

MaisPB