João Pessoa, 08 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
DECRETO

Itacoatiaras do Ingá passam a ser Monumento Natural da Paraíba

Comentários: 0
publicado em 08/10/2025 ás 14h42
Foto: Reprodução

O Governo da Paraíba oficializou, nesta quarta-feira (8), por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado, a criação do Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá, unidade de conservação de proteção integral localizada no município de Ingá, no Agreste paraibano.

A medida tem como objetivo proteger o sítio arqueológico de arte rupestre, um dos mais importantes do país, os atributos naturais do agreste paraibano, além de promover pesquisas científicas.

Com área total de 44,2410 hectares, o Monumento Natural passa a integrar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), conforme a Lei Federal nº 9.985/2000. O novo status garante proteção especial ao patrimônio natural, geológico e cultural do local, considerado de notável beleza cênica e relevância arqueológica.

Entre os objetivos da unidade estão: preservar o sítio arqueológico de arte rupestre conhecido como Itacoatiaras do Rio Ingá, reconhecido por suas características geológicas e culturais únicas; assegurar a conservação da biodiversidade e contribuir para a mitigação do carbono atmosférico (CO₂); proteger áreas representativas do ecótono entre os biomas Caatinga e Mata Atlântica, fundamentais para a restauração ecológica da região; conservar trechos do Rio Ingá, contribuinte da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, e garantir a qualidade dos recursos hídricos utilizados pelas comunidades locais; estimular pesquisas científicas e atividades de educação ambiental, ampliando o conhecimento sobre o patrimônio natural e cultural da Paraíba; e promover o turismo ecológico e a recreação em contato com a natureza, com foco em sustentabilidade e valorização cultural.

Durante a assinatura do decreto, o governador João Azevêdo destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do turismo cultural e ambiental na região. “Essa é uma intervenção grandiosa e definitiva que iremos realizar com recursos próprios para dotar de toda a infraestrutura o Monumento Natural Itacoatiaras do Ingá, que passará a receber turistas internacionais e nacionais com todo conforto, além de promover a preservação com controle e fiscalização. Já autorizamos a Suplan a publicar o edital de licitação e estamos muito felizes em garantir essa transformação tão esperada”, afirmou.

A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, ressaltou que a criação do Monumento Natural representa um marco na política ambiental do Estado. “Além da preservação assegurada por lei, teremos a capacidade de atrair mais visitantes para um local de imensa riqueza histórica e natural, que faz parte da história da humanidade. O Governo do Estado vai realizar uma grande obra para que possamos receber turistas do Brasil e do mundo com a estrutura que o lugar merece”, destacou.

Com o novo decreto, o Governo da Paraíba reforça seu compromisso com a proteção do patrimônio natural e cultural e com o desenvolvimento sustentável das regiões que abrigam importantes marcos da história e da biodiversidade do Estado.

MaisPB