João Pessoa, 03 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
no palácio da redenção

Museu de História da Paraíba é aberto com investimentos de R$ 11 milhões; veja imagens

Comentários: 0
publicado em 03/10/2025 ás 18h14
atualizado em 03/10/2025 ás 18h21
Foto: Governo da Paraíba

O Museu de História da Paraíba, que está instalado no antigo Palácio da Redenção, foi inaugurado nesta sexta-feira (3) pelo governador João Azevêdo (PSB). A obra de restauração foi a maior já executada no Palácio desde sua construção e conta com investimentos superiores a R$ 11,5 milhões.

Os serviços contemplaram uma área total de 3.074,80 m², abrangendo tanto o prédio principal quanto o anexo. Em entrevista, o governador revelou “que se incomodava” ao ver o Palácio da Redenção fechado para acesso popular.

“Eu perguntava se as pessoas conheciam o Palácio da Redenção e o povo não conhecia. Ter esse ambiente fechado para acesso de poucos me incomodava muito, nós tomamos a decisão de transformar num museu para que o nosso povo, os nossos estudantes possam visitar um espaço como esse, conhecer a nossa história e entender todo processo que nos trouxe até aqui. Então é inclusão, inclusão através da cultura, é fazer com que nossa história seja esse elemento muito forte de ligação do cidadão com o Estado”, declarou.

Além da restauração arquitetônica, o espaço foi totalmente modernizado com novas instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, de climatização, cabeamento estruturado, combate a incêndio, acessibilidade e segurança.

Veja imagens do Museu de História da Paraíba:

Divisão dos espaços

“Essa obra de restauração foi um verdadeiro trabalho pontual, muito específico, para gente fazer toda essa reconstrução. O museu está belíssimo, com peças, com quadros, com obras de arte. Quero que vocês entrem e se encantem, não deixa a desejar para nenhum museu da europa”, disse a superintendente da Suplan, Simone Guimarães.

Onde antes funcionavam gabinetes do Poder Executivo, agora estão salas de exibição, espaços educativos, acervos, áreas de mediação cultural, auditório, hall de entrada, pátios abertos e até o mausoléu de João Pessoa, completamente integrado à visitação.

Os salões nobres, o terraço e os jardins foram revitalizados com cuidado especial para preservar a identidade original do edifício e oferecer uma nova experiência de imersão na história.

MaisPB