João Pessoa, 06 de outubro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O vereador Marcos Vinícius (PDT) apresentou, na manhã desta segunda-feira (06), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), requerimento solicitando aos órgãos municipais que intensifiquem as fiscalizações em bares, restaurantes e casas de festas da Capital.
A iniciativa tem como objetivo prevenir novos casos de intoxicação por bebidas adulteradas com metanol, substância altamente tóxica que tem causado graves danos à saúde em todo o País, podendo levar à cegueira e até à morte.
“Nosso mandato tem o compromisso de proteger as pessoas e cuidar da saúde da nossa gente. É essencial que a Vigilância Sanitária e o Procon-JP atuem com rigor, verificando a origem dos produtos comercializados e coibindo práticas criminosas que colocam vidas em risco”, destacou o vereador.
Marcos Vinícius ressaltou ainda que o requerimento reforça o cuidado e a sensibilidade de seu mandato legislativo e da gestão do prefeito Cícero Lucena e do vice-prefeito Leo Bezerra com a vida e o bem-estar da população pessoense.
“Tanto o prefeito Cícero Lucena quanto o vice Leo Bezerra têm mostrado atenção e compromisso com a saúde pública. Nosso pedido soma esforços a essa postura responsável, de quem pensa e trabalha pela vida”, afirmou.
Reconhecimento à ciência paraibana – O parlamentar também apresentou um requerimento de Voto de Aplauso aos pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), responsáveis pelo desenvolvimento de um método rápido, preciso e inovador para identificar a contaminação por metanol em bebidas alcoólicas.
Com 97% de precisão, o método criado pelos pesquisadores consegue detectar adulterações mesmo em garrafas lacradas. A equipe também trabalha na produção em larga escala da tecnologia e no desenvolvimento de um canudo que muda de cor ao entrar em contato com o metanol.
O trabalho científico, iniciado em 2023, contribui diretamente para a proteção da saúde da população paraibana e brasileira, ajudando a esclarecer recentes casos de adulteração que já provocaram mortes no Brasil. Na Paraíba, um caso está sendo investigado.
“É motivo de orgulho ver a ciência produzida na Paraíba ganhando destaque nacional e contribuindo para salvar vidas. Diante de tamanho brilhantismo, encaminhamos o Voto de Aplauso à Câmara, como forma de reconhecer e valorizar a ciência e os profissionais que tanto engrandecem o nosso Estado”, concluiu Marcos Vinícius.
MaisPB
DIZ MP - 06/10/2025