João Pessoa, 15 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A cidade de Patos sediou, nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, o 1º Encontro do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), com o lançamento do Projeto “Elas por Elas”, ocorrido no Fórum Miguel Sátyro.
O evento contou com a presença do presidente do TJPB, Fred Coutinho, da desembargadora, Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina, da Juíza da 7ª Vara de Sousa e Coordenadora do Comitê de Participação Institucional Feminina no TJPB, Dra Isa Mônia Vanessa de Freitas, da Dra Joscileide Lira, juíza da 7ª Vara Mista de Patos e diretora do Fórum Miguel Sátyro, do vice-prefeito, Jacob Souto, de representantes da OAB/Patos, forças de segurança, imprensa e sociedade civil.
“O Tribunal de Justiça elegeu Patos para darmos início ao Projeto ‘Elas Por Elas’. Esse Projeto faz parte de uma série de trabalhos do Comitê de Incentivo à Participação Institucional da Mulher no Judiciário…Nossa visão não é atender somente à mulher juíza, à mulher servidora, mas à mulher que vem ao judiciário, à mãe que vem com seu filho amamentando, à mulher que vem aqui fazer sua audiência de divórcio, um apoio para a violência da qual fora acometida”, explicou a desembargadora Maria de Fátima Bezerra.
De acordo com a Dra Isa Mônia Vanessa, o Comitê surgiu a partir de resoluções do Conselho Nacional de Justiça do Tribunal de Justiça da Paraíba que visam aprimorar a participação das mulheres em cargos de chefias e lideranças dando equidade e equilíbrio de gênero.
Já a Dra Joscileide Lira, juíza da 7ª Vara Mista de Patos e diretora do Fórum Miguel Sátyro, informou que o Projeto ‘Elas por Elas’ irá se expandir em todas as Comarcas do estado. “Patos, a capital do sertão, foi privilegiada por ter hoje a primeira edição. O projeto amplia e facilita à mulher como protagonista, tendo visibilidade”, disse.
Durante o lançamento do Projeto ‘Elas por Elas’, foi realizada a apresentação do PRIMA – Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, do Governo do Estado da Paraíba, além de serviços de saúde e beleza em parceria com o SENAC e exposição das artesãs de Patos.
MaisPB
INVESTIGAÇÃO - 15/09/2025