João Pessoa, 13 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
A Escola Municipal Anita Barbosa de Melo, da Cidade de Belém, conquistou o 1º lugar na SIMITEC 2025, realizada na ECIT ENGª MARCIA GUEDES ALCOFORADO DE CARVALHO, e agora seguirá para João Pessoa em novembro para representar Belém com o projeto “Belém em Versos e Rima”.
Desenvolvido pela professora de História Betânia Barros e sob orientação do cordelista Jota Sousa, a metodologia de ensino utilizou a literatura de cordel como recurso didático inovador no ensino de História. Os estudantes do 6º, 7º e 9º anos inspirados na cultura popular, participaram de oficinas e produziram cordéis sobre a Hstória local, como a da Emancipação, A Praça, O Hino municipal, Folguedos, Igreja Sagrada Família, o Ginásio Xavierzão, a Feira Livre, e a própria história da Escola Anita.
A metodologia aliou teoria e prática artística, estimulando a aprendizagem pela rima e pela poesia popular. Essa abordagem garantiu não apenas a fixação dos conteúdos históricos, mas também o protagonismo estudantil, a valorização da identidade cultural local e o envolvimento da comunidade, em sintonia com a pedagogia popular inspirada em Paulo Freire.
O talento e a dedicação dos alunos transformaram o projeto em um marco educacional e cultural, mostrando que aprender História pode ser com poesia, arte e transformação social.
MaisPB
ENTREVISTA À REDE MAIS - 12/09/2025