João Pessoa, 12 de setembro de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
CASA MGA

João Pessoa ganha novo espaço para promover cultura, arte e história da Paraíba

Comentários: 0
publicado em 12/09/2025 ás 13h43
Casa MGA

João Pessoa ganhou novo espaço para promover cultura, arte e história da Paraíba. Na noite desta quinta-feira (11), a MGA Construções inaugurou a Casa MGA, um novo espaço de experiências na Avenida Cabo Branco. A abertura contou com uma mostra em parceria com o Museu de Artesanato Paraibano e o Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap). Nos próximos meses, o local ficará aberto ao público e receberá uma série de iniciativas artísticas, culturais, projetos e oficinas para promover a cultura da Paraíba, contar histórias e proporcionar experiências.

Com o tema “Exposição Origem Criativa: o artesanato genuíno paraibano”, a primeira mostra no local trouxe peças do artesanato produzido por artistas de diversas regiões do estado. Um deles, é o de Teresa Júlio, de João Pessoa, e que há 19 anos trabalha com escama de peixe. Rosas, luminárias, colares e brincos são alguns dos produtos feitos a partir do material, que reaproveita o que seria descartado para produzir acessórios e peças de arte. Um de seus trabalhos expostos foi uma flor de Alcachofra, mesma peça que em 2024 a ministra da Cultura, Margareth Menezes presenteou o papa Francisco no Vaticano. “Estou feliz em poder mostrar como a Paraíba é rica em seu artesanato e também por essa oportunidade de mostrar meu trabalho”, pontuou.

A ação é a concretização do Paraibanamente – projeto da construtora voltado para o fomento e valorização da cultura do nosso estado. O programa foi iniciado em 2024 e, desde então, tem visitado e apresentado ao mundo destinos, tradições, pratos típicos e personagens que ajudam a contar a história da Paraíba. Nessa nova fase, a iniciativa vai promover na Casa MGA o artesanato local, os artistas plásticos e artesãos que transformam o talento em patrimônio cultural.

Artistas – Pratos e vasos em cerâmica, loiceira, conjunto de panelas, roupas, pássaros e galos em madeira, esculturas e toalhas estavam entre os itens selecionados na curadoria. De Cajazeiras à Cabedelo, os artesãos são de diversas regiões do estado. As peças escolhidas para a inauguração pertencem aos artistas Lourdes Souza, Lola Pinto, Chico Ferreira, Geo Oliveira, Maria José, Joca dos Galos, Sérgio Teófilo, Bento de Sumé, Maria Pinto de Almeida, Mulheres de Pitimbu, Rendas do Cariri, Mariene Leopoldino e Sérgio Matos. As criações expostas estão disponíveis para venda.

Diretora comercial da MGA, Christina Santiago ressalta que o objetivo do projeto é destacar a Paraíba além das praias, promovendo sua riqueza histórica, artística e cultural ao aproximar o público, que poderá ter uma experiência imersiva em um espaço para contemplar e se admirar com o universo cultural que faz o estado ser referência no Brasil e no mundo. “Esse será um espaço de vivência para celebrar nossas raízes. É feito para o paraibano e também para turistas, para que possam conhecer mais da nossa terra”, reforçou.

Inauguração – O evento de inauguração da Casa contou com a presença de artistas, produtores culturais, arquitetos e jornalistas que puderam conferir em primeira mão, as obras que retratam algumas das tipologias do artesanato da Paraíba. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo do estado, Rosália Lucas, celebrou a iniciativa que, para ela, reflete o momento de crescimento e valorização da Paraíba. “O artesanato paraibano deixou de ser ‘bico’ e passou a ser encarado como atividade artística e empreendedora, permitindo toda essa notoriedade que estamos alcançando. Agradecemos a MGA pela parceria na divulgação dos nossos artistas”, ressaltou.

A diretora do Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato (Labin), Marianne Goes, também comemorou o projeto e a escolha da arte popular e do artesanato como temas da primeira exposição do novo espaço. Já o diretor do Museu de Artesanato Paraibano, Fábio Morais, apontou a proposta da Casa MGA como referência para ações que valorizem e contribuam para a arte e cultura do estado. “Estamos muito felizes de encontrar parceiros dispostos a ações como essa. Torcemos que possamos expandir”, comentou.

Sobre a Casa – Localizada na Avenida Cabo Branco, a agora Casa MGA foi uma residência familiar construída nos anos 80. Inicialmente para ser local de veraneio, o imóvel depois virou moradia e ponto para encontros de amigos e artistas da cidade. A antiga moradora, a designer Renata Gadelha, celebrou o projeto, que marca um novo momento do lugar. “Vivemos aqui tantos momentos felizes e ficamos gratos em ver que a MGA fez esse espaço para falar da cultura paraibana, deixando um legado”, apontou.

A Casa MGA fica localizada na Avenida Cabo Branco, número 4.390. Ela é aberta a visitantes e turistas e funcionará de segunda a sábado, das 14h às 19h. Além da mostra de artesanato, haverá um calendário de exibições e atividades com diversas manifestações artísticas, incluindo literatura, artes plásticas, lançamentos e oficinas. Para mais informações: (83) 3226-3363.

MaisPB