João Pessoa, 25 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
Kubitschek Pinheiro
Formada em Gastronomia, a presidente da Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas das Paraíba – Aemp, Nalva Coutinho, participou de aula prática do curso de ´Cozinha Sustentável e Saudável, ministrada peço chef Fabiano Silva Santos, na sede da Aemp, centro de João Pessoa.
O curso faz parte dos Projeto Profissionalizantes, da atual gestão da Aemp, em pareceria com a Prefeitura de João Pessoa com o apoio do Tribunal de Justiça. São 40 alunos, sendo vinte pela manhã e vinte na parte da tarde, sendo que as mulheres saem na frente, apenas dois homens estão fazendo o curso. Com 80 horas, o curso termina em meados de outubro.
O curso oferece uma formação necessária, unindo teoria e prática, com disciplina voltada para técnicas de preparo, higiene e segurança alimentar, confeitaria, panificação, além de gestão e empreendedorismo no setor gastronômico.
Para a presidente da Aemp, Nalva Coutinho, o curso de gastronomia e os demais que acontecem na sede da entidade, tem como finalidade colocar os participantes do mercado de trabalho. ”Sim, são da maior importância. Não é só ensinar fazer a comida, é dar condições de trabalho. Foi fundamental participar dessa aula e ver de perto, a evolução dos alunos.
“É uma satisfação poder ensinar o que aprendi e vejo que todos participantes, alguns que já são empreendedores e gosto de ver a interação, o movimento. Gastronomia é uma arte que conquista milhares de pessoas no mundo”, lembrou
E mais: “Eu gosto da sala de aula, os alunos estão aprendendo muito, temos um grupo do whatsapp, e o pessoal ficam fica praticando nos finais de semana, produzindo alimentos e já começando a vender também”, comentou o professor
Prato do dia
No final da aula, foi degustado prato do dia, “Pão Chabati com Frango e Creme de Limão” – um pãozinho indiano que é pode ser feito com farinha de trigo integral ou farinha normal.
Culinária Nordestina
O próximo curso a ser oferecido pela Aemp, na parceria com a prefeitura de João Pessoa, será de Culinária Nordestina. “Essa é mais uma oportunidade, principalmente, ajudar dar ajudar abrir empresa, a prefeitura vai abrir uma linha de crédito para essas pessoas que estão fazendo curso, para que eles possam abrir seu próprio negócio. É isso elevar o mercado de trabalho, com empreendedores capacitados”, disse o chef e professor Fabiano Silva Santos.
A empreendedora Eliane Ribeiro de Lima, destacou a importância do curso sendo sua primeira na Aemp. “Eu descobri através Comunidade Residencial, Saturnino de Brito. Nossa coordenadora nos informou do curso. Ela faz parte do CSC – do Residencial Saturnino de Brito. com certeza. Eu amo fazer esse tipo de curso e acho fundamental e que outras pessoas possam, fazer, quando novamente for oferecido”, ressaltou Eliane.
José Pereira, empreendedor, que trabalha numa pizzaria, deu nota dez para o curso. “É sempre bom a gente está buscando conhecimento. Essa é uma oportunidade fantástica e eu aprendo cada vez mais. Nota dez para esse curso”, adiantou
INVESTIMENTOS NO ESPORTE - 22/08/2025