João Pessoa, 24 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
"quem conhece, se apaixona"

Cuité sedia Festival de Inverno das Serras e prefeito celebra turismo na região

Comentários: 0
publicado em 24/08/2025 ás 09h19
atualizado em 24/08/2025 ás 09h31
Foto: Prefeito de Cuité, Caio Camaraense, em entrevista ao Programa Hora H

A cidade de Cuité, no Curimataú paraibano, sediou entre os dias 20 e 23 de agosto o Festival de Inverno das Serras (FIS). O evento reuniu shows, oficinas, cinema, gastronomia e feiras culturais, movimentando a economia local e destacando o potencial turístico da região.

Promovido pelo Fórum de Turismo Sustentável do Curimataú em parceria com a Prefeitura de Cuité, o festival integra um circuito que passa por seis cidades da Paraíba, com o objetivo de valorizar a cultura, os artistas locais e as riquezas naturais do território.

O prefeito Caio Camaraense destacou que o festival reforça o papel da cidade como polo cultural e turístico da região. Segundo ele, eventos como o FIS contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico e social de Cuité.

“A gente movimenta, esse é o primeiro festival. Estamos trabalhando bem essa questão do turismo, do desenvolvimento econômico e social aqui em Cuité. Fizemos uma Paixão de Cristo este ano com recorde de público. Um festival de São João nunca visto na região, acredito que na Paraíba inteira. Tivemos essa grande repercussão do São João e agora a primeira edição do nosso FIS, o Festival de Inverno das Serras, que foi um sucesso total. O público da região compareceu, todo mundo prestigiou. Várias pessoas puderam mostrar seus talentos, vocês estão vendo ali os artistas da terra já vendendo todos os seus produtos. Então, é minha função fazer isso: desenvolver a economia da cidade e fazer com que as pessoas venham conhecer o melhor lugar do mundo que é Cuité”, relatou.

O prefeito ainda reforçou que Cuité é um destino turístico diferenciado, com clima serrano, potencial para o ecoturismo e tradição no turismo religioso.

“No segmento do turismo, a Prefeitura já integra a questão da economia, gerando mais empregos e mais comércio. Vem acontecendo uma transformação: hoje temos um comércio pujante e em crescimento. No São João, por exemplo, sempre cito o caso das lojas de roupas que planejavam repor o estoque uma vez, mas algumas precisaram repor quatro, cinco vezes. Os comerciantes participam dentro da festa, e minha função é garantir que as pessoas possam ter seu próprio negócio, possam ter oportunidade”, disse.

“A cara que eu quero dar ao turismo de Cuité é essa: eu sempre digo que aqui é o melhor lugar do mundo. Quem conhece, se apaixona. É uma cidade única, pelo seu clima, pela serra que se sobe uma vez e se encontra um platô rodeado por paisagens, com potencial para o ecoturismo. Já temos um turismo religioso muito forte, com a Paixão de Cristo na Semana Santa e também com a festa da padroeira em setembro”, acrescentou.

MaisPB