João Pessoa, 09 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Entrevista MaisPB

Turnê de ‘Sambabook Beth Carvalho’ chega a João Pessoa com show no Pedra do Reino

Comentários: 0
publicado em 09/08/2025 ás 12h00
atualizado em 09/08/2025 ás 12h48

Kubitschek Pinheiro

Fotos – W.Possato e Ricardo Nunes 

O projeto Sambabook, uma homenagem a Beth Carvalho, saiu em turnê nacional e passará por João Pessoa no dia 30 deste mês, no Teatro Pedra do Reino, celebrando o legado da sambista. Em maio passado o MaisPB conversou com Afonso Carvalho, idealizador e diretor artístico do Sambabook, além de sócio da Musickeria, produtora do projeto com as informações iniciais para os leitores.

O Sambabook é um projeto multiplataforma que celebra a história do samba e a obra de seus principais compositores. A edição dedicada a Beth Carvalho conta com um álbum, um caderno de partituras, uma discobiografia e um compacto em vinil.

Detalhes da turnê – João Pessoa:

O show na capital da Paraíba será no dia 30 de agosto, no Teatro Pedra do Reino, com ingressos disponíveis na Bilheteria Digital

O MaisPB conversou com o jornalista e escritor Rodrigo Faour e Lu Carvalho sobrinha de Beth Carvalho, que estará no palco cantando os sucessos. A filha de Beth, Lu Carvalho, os Prettos e Mosquito, entre outro também estar se apresentando no show do dia 30 no Pedra do Reino

MaisPB – Você que é sobrinha de Beth qual a importância dela é sua vida e sendo ela madrinha de todos, sua também, como você se sente cantando as canções de Beth Carvalho?

Lu Carvalho – Bom, a importância de minha tia na minha vida sempre foi enorme, tanto no sentido familiar , pois morei com ela na infância e minha mãe trabalhava fora, e ela dava aula de violão em casa , então eu ficava com ela a maior parte do meu tempo, ela me levava a praia , pracinha , aos pagodes das tias , Cacique de Ramos! Desde bem pequena comecei a frequentar com ela , e sempre gostei muito ! Então cantar as músicas que ela imortalizou , homenageá-la como anfitriã do Sambabook que é um dos projetos mais lindos do Brasil, ganhador de prêmios campeão em streamings. É uma grande honra e talvez a maior emoção da minha vida artística. Afinal, além de afilhada sou sobrinha .. e sobrinha ela só tem uma…

MaisPB – Assim como Luana Carvalho a filha, vocês participam do projeto Sambabook cantando “Camarão que dorme a onda leva”, “Não quero saber mais dela”, “Coisinha do Pai”, “Andança”, “As Rosas não falam”, vamos dessa canções, dessa emoção?

Lu Carvalho – Gravei no Sambabook junto com Mosquito “Camarão que dorme a onda leva “, para homenagearmos a gravação feita há muitos anos por minha tia e Zeca Pagodinho, e foi uma honra pois minha tia sempre prestigiou e valorizou muito a nova geração, e Mosquito é uma grande nome dessa nova geração! Todas essas canções que você citou são clássicos então a emoção é sempre imensa, inclusive eu abro o espetáculo cantando Andança de Edmundo Souto, Paulinho Tapajós e Danilo Caymmi que foi onde ela surgiu no Festival da Canção de 1968!

MaisPB – A turnê do Sambabook chega a João Pessoa e você vem, né? Qual a expectativa?

Lu Carvalho – A expectativa é enorme, levar a obra dela pelo Brasil tem me emocionado muito. Já passamos por algumas capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba e agora levar pro Nordeste esse show tão lindo me causa muito alegria , e confesso ansiedade ! Estou louca pra chegar a hora !

MaisPB – Além de você, Mosquito, Prettos e a Banda da Madrinha, quem mais vem nesse projeto da turnê?

Lu Carvalho – Em algumas praças pudemos contar com artistas que participaram da gravação do Sambabook como Mumuzinho, Leci Brandão, Zeca Pagodinho, Arlindinho , Sombrinha etc… mas a turma que está em todas as praças somos eu Lu Carvalho, a filha dela, minha prima Luana Carvalho, os Prettos e em quase todas o Mosquito também !

MaisPB – Você tem outros projetos em andamento, lançar um EP, um álbum – aliás, você frequenta as rodas de samba do Rio?

Lu Carvalho – Sim , frequento as rodas de samba do Rio e amo muito , mas não só no Rio como em São Paulo também , inclusive tenho uma roda de samba que completou 11 anos onde reúno na casa de uma grande amiga, todos os cantores, compositores, músicos de São Paulo de quem me tornei muito amiga, o que me deixa muito honrada porque percebo que muitos amigos se encontram nessa roda uma vez por ano. Por São Paulo ser tão grande e todo mundo ter trabalho quase todo dia (vida de artista né ) .. acabam não tendo tempo e não se encontrando nunca! Então é lindo ver aquela galera toda que se adora , grandes artistas se encontrando na minha roda , matando a saudade e cantando e tocando samba até o dia clarear ! Isso me faz crer que genética é realmente algo indiscutível pois minha tia tinha esse “dom “ de “unir “ e eu também tenho com certeza .

MaisPB – Você tem outros projetos em andamento, lançar um EP, um álbum – aliás, você frequenta as rodas de samba do Rio?

Lu Carvalho – Quanto ao meu trabalho, estou também com um espetáculo chamado ABC do Samba , (nome criado há muitos anos quando surgiram Alcione , Beth Carvalho e Clara Nunes , e elas ganharam o apelido de O ABC do Samba ) . Eu cresci ouvindo minha tia me contar isso e junto com Branka , uma cantora Curitibana que vive no Rio de Janeiro idealizamos e criamos esse espetáculo , onde Keila Regina , uma grande cantora de São Paulo, homenageia Alcione (A), eu homenageio Beth (B) e Branka homenageia Clara Nunes (C). A direção musical ficou por conta do mestre Carlinhos 7 cordas e a banda que nos acompanha é a banda da madrinha ! Aí João Pessoa! Se liga nesse espetáculo!

Rodrigo Faour, autor do livro Discobiografia de Beth Carvalho

MaisPB – Você é autor do livro discobiografia do Sambabook Beth Carvalho – qual a importância desse projeto que agora homenageia a cantora de quem foi amigo tanto tempo?

Rodrigo Faour – Num país que não tem cultura de memória, ou seja, de dar importância ao que produzimos no passado, é muito importante que haja iniciativas como esta. Valorizar o repertório de Beth Carvalho é jogar luz sobre o que há de melhor na música e na cultura brasileira. Sua curadoria de repertório era imbatível, com olho clínico para divulgar que havia de mais interessante na velha e nova guardas do samba e da chamada MPB.

MaisPB – A turnê desta vez vem a João Pessoa – e além do show temos o livro que você esmiúça a trajetória de Beth – já viu o show, conta dessa beleza?

Rodrigo Faour – É bem dinâmico, com artistas de várias gerações refrescando o repertório de Beth. A Lu Carvalho, que teve grande proximidade com a cantora, por ser da família e também cantora, é uma ótima anfitriã, bem como os Prettos, que foram do Quinteto em Branco e Preto.

MaisPB – Para você Beth Carvalho sempre farol para novas gerações ligadas ao samba, né?

Rodrigo Faour – Sim, justamente por Beth ter este rigor tão grande no que gravava, a turma ficava ligada no que caía em seu gosto, porque, naturalmente, isto era sinônimo de qualidade. Então ser gravado por ela dava um grande prestígio – a exemplo do que ocorria com Elis Regina, Nara Leão, Nana Caymmi e hoje com Maria Bethânia (artistas avessas a concessões) em relação aos compositores de MPB.

Serviço Sambabook Beth Carvalho

Dia 30 de agosto

Horário: 21h horas

TEATRO PEDRA DO REINO: ROD. PB-008, KM, S/N – PÓLO TURISTICO CABO BRANCO

Ingressos a partir de 19,50 (meia entrada promocional) R$39,90 (inteira)

Compre pelo link: https://www.bilheteriadigital.com/sambabook-homenagem-a-beth-carvalho-30-de-agosto

Fotos – W.Possato e Ricardo Nunes

MaisPB