João Pessoa, 06 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em João Pessoa

Famílias menores impulsionam procura por imóveis compactos e funcionais

Comentários: 0
publicado em 06/08/2025 ás 10h31

Casa cheia, família grande e muitos filhos têm sido uma realidade de cada vez menos pessoas no Brasil: um levantamento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostrou que cresceu o número de famílias formadas por uma só pessoa ou por casais sem filhos. Na Paraíba, o número de pessoas morando sozinhas cresceu 108,6%, entre 2010 e 2012, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A mudança de cenário tem impactado a construção civil, que foca em atender a demanda por apartamentos compactos, funcionais e com boa localização.

O Censo 2022 apontou que em mais de 74 milhões de domicílios brasileiros vivem as chamadas famílias ‘unipessoais’, que são aquelas que possuem apenas um membro. O aumento da expectativa de vida, novos arranjos familiares e a busca por uma vida mais individualizada também impactam a nova realidade.

De acordo com a diretora comercial da MGA Construções – empresa de construção civil em João Pessoa – Christina Santiago, compreender o novo momento é essencial para entregar projetos alinhados ao estilo de vida atual. “As pessoas têm buscado qualidade de vida e ido além, buscando também espaços integrados que facilitem a rotina e encurtem distâncias. Os imóveis compactos atendem a essas necessidades, desde que bem pensados em termos de distribuição, conforto e localização”, pontua.

Ela ressalta que a MGA Construções tem apostado em projetos que conciliam localização estratégica e inteligência na ocupação dos espaços: desde produtos compactos, como o Lumini e o Soleil, lançados recentemente no bairro do Cabo Branco, assim como unidades de um e dois quartos no Mondo, localizado no Jardim Oceania. Ele possui ainda estúdios de 15m² a 30 m². Próximo aos Parques Parahyba 2 e 4, o Sens possui apartamentos de dois quartos, pensados para famílias nesse novo formato.

Além do crescimento de moradias com uma só pessoa, o Censo mostrou ainda que 51,7% das famílias são lideradas por mulheres, enquanto o número de filhos por mulher também sofreu uma redução de 36% nos últimos anos. “Na MGA, temos olhado com atenção para esses movimentos e buscamos oferecer imóveis que reflitam esse novo estilo de vida com funcionalidade, conforto e segurança”, destaca

Sobre a MGA – A MGA é uma construtora paraibana, com sede em João Pessoa, e que em 2025 completa 18 anos de experiência no mercado da construção civil. São 16 empreendimentos entregues e 4 em construção, destacando-se pela entrega de projetos que combinam conforto, segurança e qualidade de vida. A empresa possui empreendimentos nos principais bairros de praia de João Pessoa.

MaisPB