João Pessoa, 23 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O setor hoteleiro vive um momento de aquecimento em todo o país: de acordo com o Panorama da Hotelaria Brasileira 2024, divulgado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), R$ 8,4 bilhões em investimentos na área estão previstos até 2028 – um aumento de 26,9% em relação a 2023. Em João Pessoa, o aumento de turistas tem fomentado a expansão no segmento e fortalecido o mercado imobiliário.
A capital paraibana tem atraído olhares do mundo inteiro: recentemente, a cidade ficou em terceiro lugar entre os destinos internacionais mais procurados. No ano passado, João Pessoa registrou o maior crescimento de buscas por pacotes de viagem no Brasil, de acordo com a plataforma Kayak; no começo desse ano, uma pesquisa do Booking revelou um aumento de 64% de buscas por hospedagem.
De acordo com o especialista em desenvolvimento imobiliário, Alexei Gonzalez, o aumento no fluxo de visitantes exige uma rede de hospedagem preparada para atender diferentes tipos de viajantes. “Esse cenário tem sido extremamente favorável para novos investimentos, além de impulsionar soluções cada vez mais estratégicas para o setor”, avalia.
Alexei Gonzalez destaca o residencial hoteleiro como uma opção para o turista e também para quem busca uma forma segura de investimento, sendo uma opção que une rentabilidade, segurança e operação hoteleira integrada. “Ele se destaca por atender duas demandas em crescimento: o desejo por hospedagens com experiência e a busca por investimentos sólidos e de boa liquidez”, explica.
O residencial hoteleiro é o novo modelo de negócio do Grupo Holanda, que tem atuação de 50 anos na capital paraibana. Nesse formato, os apartamentos funcionam como unidades de hospedagem, que podem ser adquiridas por investidores. O edifício possui toda a estrutura de hotel, com a gestão completa de locação e de operação hoteleira — da reserva à limpeza — a cargo da administradora do grupo.
Ainda conforme Gonzalez, a geração de renda passiva no mercado imobiliário tem se consolidado como uma escolha cada vez mais comum entre quem busca investimentos seguros e rentáveis. Ele aponta que, nesse modelo, além de não precisa gerir o imóvel diretamente, o investidor pode utilizar o empreendimento quando não estiver ocupado.
Residencial hoteleiro – O Holanda Gold Hotel Praia de Tambaú – que será inaugurado em breve – é o primeiro empreendimento da nova linha de residenciais hoteleiros do Grupo Holanda. Além dele, outros dois empreendimentos do mesmo modelo já estão em andamento: um que está sendo construído também em Tambaú e o terceiro que ficará à beira-mar do Bessa.
Grupo Holanda – O Grupo Holanda consolidou-se como uma das marcas mais respeitadas do setor no estado. Sob a liderança do engenheiro Aldenor Holanda, a empresa já construiu mais de 20 empreendimentos na Grande João Pessoa. Em 2025, o grupo celebra seus 50 anos expandindo sua atuação, com a criação de uma empresa própria de administração e gestão de residenciais hoteleiros.
MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 22/07/2025