João Pessoa, 10 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Julho Verde

Laureano realiza mutirão de triagem para combater câncer de cabeça e pescoço

Comentários: 0
publicado em 10/07/2025 ás 18h57

Em alusão ao Julho Verde, mês de conscientização e prevenção ao câncer de cabeça e pescoço, o Hospital Napoleão Laureano (HNL) realizou mutirão de triagem, nesta quinta-feira (10), para agilizar regulação de pacientes que aguardam na fila do SUS por consulta médica oncológica. Ao todo mais de 150 pessoas compareceram ao mutirão, em que receberam atendimento com equipe multiprofissional – formada por médica, fonoaudiólogos e enfermeiras – e em seguida já foram inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS) de regulação municipal de João Pessoa.

De acordo com o coordenador da campanha ‘Julho Verde HNL’, o médico Francieudo Rolim, o objetivo desse mutirão de triagens é realizar um pré-atendimento às pessoas que de certa forma aguardam por um diagnóstico ou não de câncer na tireoide, laringe, faringe, língua ou demais órgãos da cabeça e pescoço. “Todos os anos, nossa equipe de cabeça e pescoço junto com o serviço de fonoaudiologia realizamos um Dia D para atender a população que apresenta algum sintoma, mas que até então nunca conseguiram atendimento no SUS. Então, hoje conseguimos avaliar os casos e fazer o encaminhamento necessário para que cada paciente possa receber o tratamento adequado”, explica o cirurgião de cabeça e pescoço.

Dona Edileuza Rocha, de 70 anos, foi uma das participantes do mutirão que ficou constatada a presença de um nódulo em seu pescoço e de imediato sua consulta com o cirurgião de cabeça e pescoço foi agendada. “Cheguei cedo aqui, pois há uma semana tinha notado um caroço e ao ver na TV que hoje teria o mutirão deixei minha filha na escola e já vim direto pra cá. O acolhimento foi muito bom, a equipe muito humanizada, todos muito educados. Graças a Deus, já estou saindo daqui com minha consulta agendada por dia 16 de julho. Esse hospital é uma bênção”, comenta a professora aposentada, moradora do bairro de Mangabeira 8.

Para a organizadora do mutirão, Vivian Lisboa, o mutirão foi sucesso. Sobretudo por poder ajudar tantas pessoas que aguardavam ao menos a oportunidade de serem ouvidos por um profissional de saúde. “Hoje foi dia de cuidar, acolher e transformar vidas. Vários casos suspeitos foram identificados e imediatamente inseridos no sistema de regulação. O que mais tocou todos nós foram os depoimentos emocionados dos pacientes, que agradeceram a oportunidade de serem atendidos com dignidade e cuidado. Poder ajudar ao próximo é um dever que carregamos com orgulho. O Hospital Napoleão Laureano é do povo! Seguimos firmes na missão de oferecer saúde e esperança a quem mais precisa”, celebrou a coordenadora do serviço de fonoaudiologia oncológica do HNL.

“Hoje, foi um dia muito intenso, mas conseguimos atender a todos. Foi um mutirão muito gratificante, principalmente por termos conseguido trazer a equipe da regulação municipal de João Pessoa para agilizar o agendamento das consultas e exames no sistema do SUS, o SisReg. Foi lindo demais ver todos os profissionais do Laureano nos ajudando a promover uma triagem organizada e eficiente!”, acrescentou a cirurgiã de cabeça e pescoço Sonally Melo.

MaisPB