João Pessoa, 17 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
maior honraria do COB

Ex-judoca paraibana recebe prêmio nacional ao som de ‘A Natureza das Coisas’

Comentários: 0
publicado em 17/05/2025 ás 15h08
atualizado em 17/05/2025 ás 15h17
Foto: reprodução/Comitê Olímpico Brasileiro

A ex-judoca Edinanci Silva, natural de Sousa e com passagem marcante por Campina Grande, foi homenageada nesta terça-feira (13) com a maior honraria do esporte olímpico nacional: a entrada no Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Na solenidade de entrega do título, a paraibana escolheu a música ‘A Natura das Coisas’, de Flávio José, para subir ao palco representando sua origem e trajetória.

Na cerimônia realizada no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, Edinanci foi homenageada ao lado de lendas como Daiane dos Santos e Gustavo Kuerten. Emocionada, afirmou que nunca buscou reconhecimento, mas hoje entende a importância de sua trajetória para o judô brasileiro.

Edinanci é a primeira mulher brasileira a disputar quatro Olimpíadas — Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008 — e soma conquistas importantes como dois bronzes em mundiais e dois ouros pan-americanos. Com o reconhecimento, torna-se a quinta judoca a integrar o seleto grupo ao lado de nomes como Aurélio Miguel e Rogério Sampaio.

O Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB) tem o objetivo de homenagear e eternizar as histórias dos principais atletas e treinadores brasileiros que deixaram sua marca nos Jogos Olímpicos. Lançado em 2018, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, o Hall da Fama Digital do COB oferece uma página específica para cada homenageado, contendo biografias, fotografias, vídeos e outras informações relevantes.

Veja o vídeo

MaisPB