João Pessoa, 14 de maio de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
crime ambiental

Indústria de reciclagem em Campina Grande é embargada por despejo de esgoto

Comentários: 0
publicado em 14/05/2025 ás 15h11
atualizado em 14/05/2025 ás 18h28

Uma operação realizada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) no bairro Jardim Paulistano, em Campina Grande, resultou no embargo de uma indústria de reciclagem de plástico nesta terça-feira (13). Técnicos do órgão identificaram que a empresa não sanou irregularidades apontadas em autuação prévia do órgão e continuou despejando esgoto sem tratamento na rede de drenagem pluvial, ocasionando riscos de contaminação do meio ambiente.

A ação contou com a participação de membros da Coordenadoria de Medições Ambientais, do Setor de Resíduos Sólidos e da Divisão de Fiscalização da Sudema em Campina Grande. A primeira visita foi feita ainda em janeiro, quando foi possível identificar a falta de tratamento do esgoto produzido, a destinação inadequada dos resíduos sólidos resultantes do trabalho da indústria e o lançamento irregular na rede de drenagem.

A licença de funcionamento do estabelecimento exigia uma estação de tratamento própria e a conexão com a rede de esgoto. A empresa foi autuada e recebeu um prazo para solução dos problemas.

Na vistoria desta terça (13), no entanto, ficou constatada a manutenção do problema.

“A rede de drenagem é preparada para receber apenas água de chuva, que é direcionada para corpos hídricos ou para o solo a depender da região. Quando ela recebe contribuição de esgoto há um grande risco de contaminação do meio ambiente e por isso essas medidas são necessárias”, afirmou o chefe da Divisão de Controle de Poluição da Sudema, Raphael Caiña. A empresa terá que sanar as irregularidades e notificar a Sudema com um pedido de levantamento de embargo.

MaisPB